“Selo de qualidade eleva o produto no mercado, alavancando as vendas, gerando mais emprego e renda para o município e região” Disse o Presidente do ConsórcioComo forma de incentivar a produção e gerar renda o selo de inspeção Municipal, representa a garantia de que o produto oferecido no mercado da cidade e região, é legalmente cultivado e processado dentro dos padrões de qualidade, higiene sanitária e ambiental. Criado pelo Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Paramirim em parceria com as prefeituras da região, o certificado tem se tornado desejado pela maioria dos produtores da região, que enxergam a importância de se adequar às exigências e também estar entre os que figuram a marca aprovada, podendo comercializar seus produtos com o respaldo da vigilância regional.
Nossa reportagem esteve na manhã desta quarta-feira no município de Macaúbas, onde se reuniram autoridades, produtores, técnicos e secretários de agricultura, para testemunharem a entrega do Certificado S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal, que foi concedido a um empreendimento especializado na produção de mel de abelhas. A indústria beneficiadora de derivados de abelhas, fica localizada na comunidade do Leite, zona rural de Macaúbas, e passou por todos os protocolos de avalição para ser certificada, podendo agora comercializar a sua produção legalmente em todos os municípios consorciados. Com a presença do Prefeito do Município Aloísio Rebonato, do presidente do Consórcio e prefeito de Dom Basílio Roberval de Cássia Meira, especialistas técnicos como Alan Sidney (médico veterinário e coordenador do S.I.M.), Elisângela Bela (assistente para o S.I.M.), Robson Martins, Coordenador de Projetos Especiais da CAR, Companhia de Desenvolvimento e Ação Social Regional da Bahia e Leonardo Costa, Secretário Executivo do Consórcio da Bacia do Paramirim. O empreendimento que faz parte da APIMAC, Associação dos Apicultores de Macaúbas, foi oficialmente integrado através do selo de qualidade.
Comentando o fato que marca uma nova era para os produtores, Vanuir Fagundes, Presidente da Associação disse que “Essa é uma data histórica para a apicultura de Macaúbas. Isso significa um avanço muito grande e vai motivar muita gente a entrar na atividade, porque além de garantir um preço melhor terá uma segurança na venda do produto”, ressaltou. O Prefeito Aloísio, que sempre foi um homem ligado ao campo e a vida na produção rural, disse que O S.I.M. é um serviço de inspeção técnica em produtos de origem animal ofertado pelo município em parceria com o Consórcio no intuito de fortalecer as indústrias alimentares. O prefeito Discorreu que, para haver uma certificação é realizado um rígido controle analítico de qualidade a respeito de higiene e segurança alimentar durante os processos de coleta, industrialização e comercialização dos derivados animais, garantindo assim alimentos confiáveis para a mesa do consumidor final”. Disse o gestor.