A Igreja Católica comemora o dia de Corpus Christi, termo que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
 
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
 
 
As comemorações religiosas dos dias 18 e 19 de junho em homenagem a Corpus Christi, continuam sendo celebradas com dedicação, amor e incentivo em Rio de Contas.
 
A festa do Santíssimo, realizada todos os anos por iniciativa da Igreja Católica, com o apoio da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, além de se tratar da festa do padroeiro, tem sido, sem sombras de dúvidas, uma das mais belas da Bahia, recebendo inclusive presenças de milhares de turistas, fiéis e autoridades. Este ano, até o Governador do Estado Dr. Jaques Wagner, sua esposa, a primeira dama Maria de Fátima e grande comitiva que incluiu os deputados Paulo Magalhães, Nelson Leal, Paulo Rangel dentre outros que acompanharam parte das festividades que são famosas em toda a Bahia. 
 
 
Precedida pelas novenas, cujos novenários ficam a cada noite, a cargo dos representantes dos diversos segmentos da sociedade como: professores, comerciantes, funcionários públicos, artesões, etc. Após a última novena, na véspera da festa, a Banda Filarmônica “Lira dos Artistas”, realiza uma passeata pelas ruas, acompanhadas por autoridades que carregam brasões municipais, populares e grande numero de turistas que se deleitam ante o deslumbrante colorido das lanternas que adornam as fachadas das residências, prédios públicos e comerciais.
 
Na quinta-feira, dia da festa, a comunidade levanta cedo, inclusive o alunado do colégio, assessorados por professores e trabalhadores da Prefeitura Municipal, se apressam em iniciar a decoração das ruas com tapetes coloridos, com figuras representativas da simbologia da festa, confeccionados com palhas de arroz, serragem, areia colorida e cal.
 
Momentos antes da procissão, colocam-se vasos com plantas ornamentais nas calçadas e nas janelas, toalhas e colchas artisticamente trabalhadas.
 
A missa solene, ponto mais alto das festividades, realiza-se às 10:hs, sempre presidida pelo reverendíssimo Bispo da Diocese sediada em Livramento de Nossa Senhora, coadjuvado pelo pároco local e convidados. Conta com grande numero de fiéis e turistas, autoridades locais, o prefeito do município Dr. Marcio Farias, Secrretários, vereadores e políticos da região também abrilhantam o evento religioso. Também animam a missa, os corais da igreja e a notável Lira dos Artisitas. Da-se então a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento.
 
A tarde tem lugar a procissão, a essa altura as ruas, calçadas e casas já estão adornadas para saudar a passagem do Corpus Christi, que desfila protegido por um “Pálio”, carregado por sacerdotes e autoridades locais. No percurso da procissão improvisam-se altares, em frente a algumas entidades, onde se celebra a “Benção Solene”, acompanhada da chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios durante a elevação do “Santíssimo Sacramento”.
 
No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.
 
Neste ano, uma programação diversificada e criativa agradou a todos moradores e participantes. Além do tradicional e encantador cerimonial, aconteceram atos marcantes. Também mereceu destaque o trajeto da procissão, que ficou maravilhoso, com a nítida devoção de todos que prestigiaram o ato maior da celebração.
 
 
A contribuição dos Sarcedotes da igreja católica, dos responsáveis pela condução dos trabalhos na Paróquia do Santíssimo Sacramento, colaboradores e do poder público municipal, foram muito importante para resgatar a participação e a espiritualidade da comunidade nos festejos.
 
Milhares de pessoas visitaram Rio de Contas para apreciar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Confeccionados pela comunidade. Vale registrar o esforço importante de todos voluntários, que com alegria, comprometimento e boa vontade em manter esta tradição.
 
A Festa de Corpus Christi, é a maior do calendário oficial das comemorações religiosas de Rio de Contas. "É muito bom ter uma cidade tão linda, que cultiva e busca resgatar suas tradições, presenteando seus filhos e visitantes, com grandes atrativos", disse o prefeito, para o qual, foi grande  a felicidade, como devoto, como filho da terra e na qualidade de gestor, poder colaborar para que esta magnífica tradição religiosa fosse realizada com tamanho sucesso.
 
A Festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes da cidade e proporciona um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. É uma manifestação, singela, mas muito bonita porque os fiéis participam efetivamente dessa homenagem, cabe a todos religiosos, autoridades e moradores, buscarem contribuir da melhor forma possível, oferecendo a infraestrutura necessária, para que a comunidade siga realizando este espetáculo, essa verdadeira expressão da cultura da nossa gente.
 
Brindando o sucesso dessa edição de 2014, aconteceu a noite  shows com Canidé e o Padre João Carlos, que conclamou a todos para enaltecerem a festa do padroeiro, entou cançoes belíssimas emocionando os participantes desta tradicional festa cristã.