Município figura entre os primeiros do seu porte e aparece à frente percentualmente nos índices da Bahia e do Brasil.

A gestão municipal de Ibipitanga, através da Secretaria de Saúde, divulgou ontem (10), números que orgulham a população no que diz respeito à imunização dos grupos prioritários contra a COVID-19. O município está entre os que mais vacinaram sua população (21.12%) com ao menos uma dose, segundo uma classificação com base em dados do governo, Ibipitanga figura hoje com índices melhores que os da Bahia, que vacinou 18.12% e do Brasil que tem 16.68% de imunização. Com esses resultados, as autoridades municipais afirmam que alcançaram números expressivos da população suscetível de ser vacinada.

Tida como uma das cidades da região que mais sofreu com a doença, especialmente com perdas irreparáveis de vidas, incluindo jovens o que causou grande comoção regional, Ibipitanga se preparou para ofertar as doses com agilidade e organização que surpreenderam até aos moradores, seja nas visitas domiciliares, nos postos da área rural, ou nas mobilizações da sede, enfim, o trabalho integrado entre os profissionais de saúde e de suporte, como os servidores de outras áreas da gestão e os policiais militares, resultou no sucesso atual. “Isso faz com que a equipe fique mais unida e motivada para agilizar todo o processo”. Diz uma das enfermeiras. O eficiente processo de vacinação em Ibipitanga, tem como base uma comprovada estratégia de distribuição, que ganhou reforços desde 1º de janeiro na rede de saúde pública primária.

Apesar da escassez de doses, também é importante destacar até agora, a participação da população, que tem sido alta e a rejeição à vacina se mantém baixa. “No início eles chegavam com um pouco de medo, com várias perguntas e dúvidas, mas agora as pessoas chegam sem medo, estão bem informadas e não têm mais dúvidas”, contou com orgulho a Secretária Municipal de Saúde. Nossa reportagem constatou que a população elogia o acolhimento e agilidade da vacinação na cidade. Aplausos, sorrisos, vídeos, fotografias e muito agradecimento, essas são algumas das cenas e gestos repetidos com frequência pela população que não deixa de elogiar a equipe de profissionais da saúde.

O Gestor municipal Humberto Raimundo (Beto), disse que em toda a sua caminhada, nunca tinha visto uma situação tão cruel e delicada para a sociedade. No entanto, percebe a cada dia, todo o esforço e dedicação entre os profissionais de saúde para vencer a doença. “Temos uma secretaria de saúde inteira e colaboradores, em duas frentes, uma trabalhando no cuidado com o paciente no hospital, postos e monitorando residências, para acompanhar a evolução da cura e outra equipe na prevenção com a vacinação. Os resultados indicam que estamos no caminho certo, com muita união e amor ao próximo, temos conseguido vencer. A vacina é a esperança para todos. Estamos realizando a maior e mais desafiadora campanha de vacinação da história. Só através da vacinação conseguiremos vencer essa doença, e é por isso que estamos nos dedicando para que a imunização chegue a todos os ibipitanguenses o mais brevemente possível”. Resumiu o prefeito.