“Vitórias expressivas no primeiro e segundo turno, confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor”

O prefeito de Salvador e principal líder da oposição no estado, ACM Neto (DEM), se pronunciou sobre as vitórias de Herzem Gusmão (MDB) e Colbert Martins (MDB), reeleitos prefeitos de Vitória da Conquista e Feira de Santana, respectivamente, no segundo turno das eleições deste domingo (29). Os resultados de ontem, somados ao crescimento dos partidos aliados de Neto em cidades importantes no primeiro turno, cristalizam uma tendência de mudança na Bahia.

Apesar de estar nítida uma diminuição significativa do PT e o crescimento de partidos do chamado centrão, que em sua maioria apoiam Net na Bahia, ao contrário de 2016, quando o herdeiro político do velho ACM disse que o governador Rui Costa saía daquele pleito como o maior derrotado, Neto evitou ataques diretos ao principal adversário político. No entanto, afirmou que as vitórias alcançadas por paridos aliados, às custas das derrotas de dois candidatos petistas, apontam que “novos ventos começam a soprar” na Bahia.

“As vitórias de Herzem, em Conquista, e de Colbert, em Feira, aliadas as demais conquistas em Salvador e diversos municípios no primeiro turno, são simbólicas e confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor”, afirmou Neto em postagem no Twitter, na noite deste domingo (29).

Analistas políticos de todos os cantos da Bahia, comungam o mesmo pensamento de que Neto estará na briga pelo governo do estado em 2022, sendo que as chances de se sair vencedor ampliaram significativamente, mesmo tendo que encarar provavelmente caciques do PT como Jaques Wagner, o favoritismo mudou de lado e agora aponta para uma possível ascensão do DEM, MDB e partidos aliados ao centro, no entanto, somente o tempo e a postura dos aliados eleitos, poderão confirmar ou não essa tendência.