Em uma das mais belas apresentações da história, prefeitura promoveu o retorno em alto estilo da tradição cultural, dezenas de alas retrataram com brilho toda pluralidade social.

Ruas, praças e avenidas tomadas pela multidão, denotaram o reconhecimento de moradores e visitantes para com a iniciativa da atual gestão, que, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria de Cultura e demais setores, promoveram talvez o mais extenso e mais belo desfile cívico da História da Paramirim. Um resgate que a maioria almejava, veio em forma de interação, aplausos  e muita emoção que tomou conta dos participantes e da plateia, que reviveu a história e participou com entusiasmo da justa homenagem à terra e às figuras ilustres que ainda estão presentes e aqueles que já se foram, mas, deixaram um invejável legado para as novas gerações.

Paramirim já possui um calendário festivo diversificado, cultuando o padroeiro, as festas momescas, eventos religiosos e profanos e o desfile cívico, vinha sendo esquecido por uma série de motivos. Daí, a grande repercussão com o retorno dessa tradição, exatamente no dia do aniversário de emancipação política, com a adesão dos habitantes, que tiveram também o prazer de receber diversas fanfarraras, filarmônicas e grupos folclóricos de municípios vizinhos, somados aos estudantes e representantes dos mais diversos segmentos socioculturais, saudaram moradores e homenagearam Paramirim nos seus 145 anos.

Desde a abertura, até o final do desfile em comemoração aos 145 anos de emancipação do município, a Secretaria Municipal de Educação e demais colaboradores, preocuparam-se com cada detalhe, conseguindo atingir e superar as metas almejadas.  Porta bandeiras, standards, faixas e cartazes, grupos representando cada tema proposto, segmentos dos poderes constituídos, expressões das nossas diversas culturas, todos muito bem postados e intercalados com as fanfarras locais e convidadas, em perfeita harmonia que transmitindo sincronia e arrancando elogios dos que acompanharam a apresentação.

As unidades de ensino se empenharam para que tudo estivesse perfeito, estão de parabéns professores, corpo diretor e servidores de cada escola.  Trabalhando os temas propostos do desfile, estiveram: A Escola José Cândido Vieira; Escola João Durval Carneiro; Escola Beira da Lagoa; Escola Dirlene Matos Mendonça; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; Escolas do Meio Rural: Escola Rural do Cipó; Escola Municipal Rural do Grama; Escola Municipal Prof. Dalila Meira; Escola Manoel Brasil de Canabravinha; Ensino de Jovens e Adultos – EJA; Colégio Vereador Arlindo Francisco de Souza de Caraíbas; Escola Família Agrícola.  Colégios Ulysses Caires de Brito e Colégio Estadual de Paramirim, que homenageou professores pioneiros, ex-mestres e os atuais quadros docentes, bem como, diretores e ex-diretores do mais antigo colégio da região.

Destaque para a Secretaria de Cultura, que trouxe sua contribuição através de apresentações com segmentos culturais, representados pela Filarmônica, Reizado, Baianas, Capoeira, quadrilha junina Meu Xodó, representantes das religiões africanas, dentre outros. “Nós estamos muito felizes porque o público compareceu. Hoje é uma data muito especial onde celebramos os 145 anos de Paramirim. Uma festa linda que resgata os desfiles cívicos, com a mesma empolgação e amor que acontecia há anos atrás. É maravilhoso ver as avenidas lotadas, o público aplaudindo as performances e dedicação de cada ala, as famílias presentes e todos juntos, comemorando o aniversário da nossa Amada Terra”. Disse a Secretária.

E o sentimento de alegria também foi revelado por quem desfilou. Eliene Dias Almeida, integrante de uma das fanfarras convidadas assim resumiu: “Indescritível. Essa é a palavra. Tenho 28 anos e já participei de diversos desfiles. Hoje aqui em Paramirim, me senti emocionada com a interação das pessoas, com o amor que eles tem à terra e com o valor que dão ao trabalho de todos que desfilaram. Me senti reconhecida, é maravilhoso, Paramirim merece um desfile lindo como este. Estamos todos de parabéns”.