Megaestrutura do maior evento público que abre o calendário na região agradou a multidão.

Chegou ao fim na manhã desta segunda-feira(20), com a procissão e missa campal em homenagem ao padroeiro São Sebastião, a maior festa popular do mês de janeiro em toda a região. O JANEIRÃO de Caturama, evento profano que teve origem na extensão das festividades católicas que reverenciam o santo protetor, vem se notabilizando a cada ano e já é a festa pública mais conhecida de toda a macrorregião no mês de janeiro, abrindo em alto estilo o calendário dos eventos de largo, ponto de encontro de milhares de pessoas, que buscam alegria, descontração, música de qualidade, conforto e aconchego nas ruas e praças da charmosa e acolhedora Caturama.

ASSISTA O VÍDEO RESUMO DA FESTA:

Com uma programação diversificada, o Janeirão recebe público de todas as idades, atraídos pela diversidade de ritmos e, acima de tudo, por se sentirem a vontade para curtirem a festa de boa, onde reina a igualdade e liberdade no meio da galera. Após três dias de pura adrenalina, paquera e azaração o encontro foi aprovado também pelas tribos jovens, formadas em sua maioria por estudantes que visualizam no encontro festivo, a última oportunidade das férias de estarem juntos e misturados, uma vez que o último repique no palco, anuncia que é hora das despedidas. Com os corações apertados pela saudade dos bons momentos vividos, eles partem com a certeza de que no próximo ano, estarão de volta, revivendo juntos mais uma vez essa emoção.

O prefeito Dr. Paulo Mendonça, acompanhado da primeira-dama Fabíola, esteve presente nos dias de festa, abraçando amigos, recepcionando colegas prefeitos da região, conferindo cada detalhe do evento e ao final, em conversa informal com a reportagem do jornal O Eco, disse estar satisfeito com o formato dessa edição da festa. “É um momento delicado, com a escassez de recursos optamos por não contratar atrações com cachês elevados. Nossa equipe organizadora foi feliz nas escolhas, valorizou a criatividade, inovaram com os DJs e o principal, conseguiram manter o elevado nível da festa. Chegando ao final de mais um Janeirão feito com amor para todos, sem distinção, acho que as expectativas foram alcançadas. Essa festa é do nosso povo, temos orgulho de nos preparar para esses dias, muito calor humano, hospitalidade e simplicidade. Muitos já me confessaram o sentimento de saudades dos bons momentos aqui eternizados nas lembranças.” Resumiu o gestor.

Foram cerca de 30 horas de música com um público estimado em 25 mil pessoas passando pelo circuito da festa nos três dias oficiais. Isso sem contabilizar os eventos preparatórios, festa dos blocos e o Sextou Janeirão na semana anterior, que reuniu muita gente bonita na contagem regressiva. Como não poderia ser diferente, também nesta edição o evento atraiu visitantes de diversas cidades da região e de outros estados. “É a minha primeira vez no JANEIRÃO, a alegria e animação das pessoas é contagiante. Fico muito feliz em ter vindo com o grupo de amigos de Salvador e espero voltar no próximo ano,” comentou Eduardo Santos de 26 anos, que é universitário.

De acordo com Marcelo Mendonça, um dos principais colaboradores na organização de bastidores do evento, “a festa religiosa atrai muita gente há décadas, é uma tradição que a cada ano se renova. Já o Janeirão, cresce de forma magnífica, com o apoio da prefeitura nos últimos anos, a festa ganhou mais espaço, novas estruturas e organização. O investimento no evento tem retorno garantido na satisfação dos filhos da terra e também na economia da cidade, que foi impulsionada direta e indiretamente. Os hotéis e pousadas registraram 100% de ocupação durante os festejos, postos de combustíveis, bares e restaurantes, lojas, serviços ofertados por ambulantes, barraqueiros e vendedores autônomos, tiveram alta lucratividade com a festa.” Destacou Marcelo.

A megaestrutura do circuito, contou com toldos que abrigaram não somente as barraquinhas no entorno da praça principal, como também distribuídos de forma harmoniosa nas praças de alimentação, sonorização de qualidade propagou a festa do palco principal onde as atrações se revezaram, para diversas ruas e praças adjacentes. Destaque para o ambiente específico no estilo de música eletrônica, que, nos intervalos entre as bandas, seguiu balançando a massa. Agentes locais auxiliaram o policiamento, que contou com bom efetivo no esquema de segurança na praça e pelos bairros da cidade.