Resultado da Pesquisa do Jornal O Eco, revela também que avaliação positiva (ótima e boa) da gestão do atual prefeito Aloísio Rebonato é de 21%

Atuante na sua missão de informar com imparcialidade, O Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, realizou por iniciativa própria, mais uma pesquisa de avaliação da atual gestão municipal de Macaúbas, perguntando aos entrevistados, como classificam a administração do prefeito Aloísio Rebonato até o momento.  De acordo com os resultados apurados apenas 5% dos entrevistados afirmaram que a gestão é ótima, enquanto 16% disseram ser boa e 35% afirmaram ser regular. Para 20% a administração é ruim e uma parcela de 20% classifica como péssima. Exatos 4% não souberam ou não quiseram opinar. Diante desses números revelados, especialistas indicam situação delicada para a atual gestão no que diz respeito à avaliação do governo.

Além de avaliar o desempenho da atual gestão, a pesquisa buscou medir potencialidades políticas, no intuito de obter uma prévia de momento, sobre as intenções de votos dos entrevistados. Na pesquisa realizada em Macaúbas, nos dias 22 e 23 de julho 2023, foram aplicados 309 questionários, através do método face a face, em conformidade com o que determina o Conselho Regional de Estatística CONRE 5 ao qual a empresa é filiada sob o número 8377. O Instituto O Eco traçou questões espontâneas, quando o entrevistado indica um nome de sua preferência para a futura disputa municipal, bem como apresentou no questionário um cenário estimulado, contendo os três principais pré-candidatos da atualidade, para a apreciação do entrevistado.

Consciente da responsabilidade em estar como referência há décadas nesta área de pesquisas na região, o Jornal busca levar a informação de forma técnica e confiável ao público leitor, estabelecendo assim a sua transparência, baseando-a em dados estatísticos criteriosamente definidos.  O Eco realiza por iniciativa própria os levantamentos estatísticos, dentro dos padrões que norteiam um trabalho ético, obedecendo a amostragem. Como podemos acompanhar nos gráficos, na questão que trata da intenção de voto estimulada, o ex-prefeito e pré-candidato Amélio Costa Júnior (Amelinho), aparece liderando com margem folgada, atingindo 52% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito e também pré-candidato, Aloísio Rebonato, aparece com 24% seguido por Adriano, que pontuou com 5%. A parcela dos entrevistados que afirma não ter intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados é de 3%. E por fim, exatos 16% não souberam ou não quiseram responder.

Considerando essencial medir também o índice de rejeição de cada um dos nomes apresentados, O Eco indagou: “Se a eleição para prefeito de Macaúbas fosse hoje, em qual destes pré-candidatos você não votaria de jeito nenhum”. O atual prefeito Aloísio obteve 39% de rejeição, enquanto 21% afirmaram não votar no ex-prefeito Amelinho e 6% disseram rejeitar Adriano. 12% dos entrevistados não possuem rejeição a nenhum dos nomes apresentados e 22% não souberam ou não quiseram opinar.