Sensível aos apelos de sua gente, o prefeito uniu forças para oferecer uma grande festa e reavivar a cultura local, aquecendo também a economia do município.

A cidade de Ibitiara viveu momentos de êxtase neste final de semana, com a realização do evento “Forró na Praça”. Festa pública, rica em cultura, valorização das tradições, sentimentos de alegria aflorados em cada semblante e nas famílias que, depois de anos sem poder contar com as confraternizações, foram as ruas com muita animação. Em cada canto, a juventude aproveitando no seu estilo, filhos da terra recebendo os amigos, milhares de turistas dos diversos municípios da região prestigiando a festa que marca um divisor de águas e promete se repetir cada vez mais forte e empolgante, como bem afirmou o prefeito Wilson Santos. Animaram a festa ninguém menos que Anna Catarina, Nilton Sanfoneiro, Trio da Paquera e o forrozeiro mais famoso do Brasil, Adelmário Coelho.

VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:

Conforme a reportagem do Grupo O Eco de Comunicação informou anteriormente, devido à onda da pandemia, por precaução, alguns festejos juninos foram adiados. Por isso, o prefeito e toda sua comissão organizadora, aguardaram o momento correto para que pudessem ter condições de realizar um evento de peso, com grandes atrações, à altura desse povo que tanto prestigiou e colaborou para o sucesso total da comemoração. “Celebrei ao lado do nosso povo, dos amigos deputados, abraçando as pessoas que não via há algum tempo, enfim, sinto-me feliz com o empenho de cada um da nossa equipe, que partilhou conosco a responsabilidade e também a alegria de vivenciarmos todo sucesso da festa e da gestão, que caminha a passos largos rumo a dias melhores. Me emocionei em presenciar a nossa cultura e tradição de volta à praça Pública”. Enfocou o gestor.

Essa foi a primeira festividade pública de grande porte, realizada no atual governo municipal, que pensou em cada detalhe, se preocupando não somente com a originalidade do evento, como também no acolhimento, na estrutura e em parceria com a BahiaTursa (Governo do Estado), elaborou uma grade de atrações que dispensa comentários. Shows que levaram a galera ao delírio, tudo dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e conforto, para que moradores da sede, dos diversos povoados rurais e visitantes, pudessem se divertir com tranquilidade. Os elogios foram inúmeros, existindo inclusive muita gente torcendo para que Ibitiara insira essa data extemporânea no seu calendário festivo, pois, o “Forró na Praça” acontecendo em meados de julho, será mais uma opção de festança, sem ter que concorrer com os demais arraiás, podendo receber a cada ano público recorde.

As festas em municípios do nosso nordeste, especialmente na Chapada, além de bonitas, aconchegantes e peculiares, possuem um clima ímpar, pois inserem costumes, valorizam grupos folclóricos, expressões significativas, contando muito da história e reavivando o espírito sertanejo. O povo chapadeiro, que agora serão interligados com o Vale do Paramirim pela nova estrada asfaltada, traz consigo muito bem traduzidos o seu jeito de ser e festejar.  Grandes rodas ou cirandas, quadrilhas caracterizadas, o reizado, o boi e as caretas, que falam de medos e sustos bem-humorados, práticas milenares que surgiram nos folguedos para a vida contemporânea. As festas mudaram com as novas bandas e grandes estruturas. Em Ibitiara, a gestão comprovou que tudo isso pode ser inserido de forma a interligar as saudades, das festas de interior e das quadrilhas matutas, com a inovação, sem conflitos e com muita harmonia valorizando ainda mais os legítimos folguedos, que ali preservaram três elementos essenciais: a dramaturgia a dança, a música de qualidade e o autêntico forró.

O belíssimo evento festivo protagonizado pelo povo de Ibitiara, promovido pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Wilson e do vice-prefeito Pedrinho, com o apoio da Câmara de Vereadores, dos deputados Otto Filho e Ivana Bastos, além do senador Otto Alencar e do Governador da Bahia, Rui Costa, demonstrou que o povo está feliz, vivendo talvez o melhor momento de realizações, apesar das dificuldades enfrentadas com a crise de saúde e mais recentemente os efeitos na economia. Demonstrou a união e competência de um grupo político que está resgatando a autoestima de um povo e por fim, que a bela mistura das festas juninas, esteve refletida com brilho nos melhores momentos, com o poder de convencer nativos e turistas de que esta é uma retomada segura e muitas outras festas populares virão para celebrar a vida e as conquistas desse povo bom e hospitaleiro.