Prefeitura confirmou sucesso e superou expectativas do maior público regional

Com o fim da maior festa do município, especialistas, gente de perto e de longe, turistas e moradores, são unanimes em atestar a magnitude de um evento que se renova e evolui. Macaúbas continua sendo “Escola de São João” e ostenta por merecimento esse destaque, por manter a tradição, inovar em ornamentação, surpreender em criatividade e manter o alto nível na contratação de artistas consagrados, além de zelar pela valorização dos talentos locais e regionais. A pluralidade da extensa programação, com atrativos para os diversos públicos, sagrou a edição 2019, como melhor desse novo período administrativo.

VEJA VÍDEO RESUMO DA FESTA:

O Doce Arraiá de Macaúbas…

"ESCOLA DE SÃO JOÃO"

Posted by Oecojornal on Saturday, June 29, 2019

Segundo Clemilton David de Souza, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município, os diversos eventos que foram realizados durante esse mês pela Prefeitura de Macaúbas, foram um sucesso: “Esse foi o momento de mostrar o que Macaúbas tem de bom, dentro da cultura popular, que faz parte das nossas riquezas. E concluímos vendo a felicidade da população em participar dos nossos eventos, que envolveram todos os públicos”, contou. Além do magnífico arraiá “Budega de São João – O Doce da Rapadura”, a prefeitura patrocinou eventos festivos em comunidades rurais.

Segundo o prefeito Amélio Costa, os arraiás estiveram muito movimentados, em especial o São João da sede, cujo público cresce consideravelmente em cada edição. Tudo esteve brilhante, desde a organização do trânsito, ornamentação da cidade, destaque para o belíssimo trabalho na praça do forró, a segurança, que contou com bom efetivo sempre a postos e equipado para que fosse garantida ao público total segurança. A disposição de palcos alternativos, logística das barracas e demais equipamentos sonoros e audiovisuais, enfim, uma organização nota 10, que foi reconhecida pelos milhares de participantes desse mega evento festivo.

“Apesar da dimensão dos festejos, é possível circular e se divertir com a família, pudemos prestigiar o melhor do nosso São João com alegria, diversidade de manifestações típicas da nossa cultura e um grande aparato de segurança. A cidade se enfeita e as pessoas se unem nesta festa popular que é a mais bonita e segura da região”, afirmou o advogado João Oliveira, que veio de Minas para curtir em Macaúbas.

Orgulho para a Bahia, destino de milhares no mês junino, São João em Macaúbas possui um significado todo especial, data que reserva um simbolismo máximo na expressão da cultura desta terra e de toda a região. A realização dos festejos não é apenas um desejo do povo, mas, uma alegria geral, momento de reencontros das famílias e amigos, enfim uma das grandes manifestações populares do estado e com certeza, famosa em todo o Brasil.

Para a atual administração municipal, cuja equipe sempre se preocupou em ofertar esse lazer de qualidade, empenhar-se em manter esses costumes de forma a contemplar todos moradores e os milhares de visitantes, a organização exigiu muito esforço e programação, para que outros setores não fossem sacrificados, para que o povo pudesse curtir de forma saudável segura e animada.

Ao lado da primeira-dama do município Flordenice, o Prefeito Amélio Costa Júnior (Amelinho), concedeu entrevista à nossa reportagem, destacando a importância do evento, um dos maiores do sertão, reiterou seu compromisso em seguir lutando pela evolução do município, pela melhoria da qualidade de vida da população da sede e área rural, através de ações eficientes, obras de infraestrutura e projetos que atraiam investimentos para a geração de renda. O prefeito encerrou lembrando que a missão da organização da festa é promover o resgate das tradições culturais, uma festa com grandes atrações e a valorização dos artistas regionais, quadrilhas e grupos folclóricos. “Conseguimos realizar um evento com a mesma grandeza, a festa esteve belíssima, conforme vocês puderam comprovar, compatível exatamente com as pretensões do povo macaubense, uma festa de harmonia e muita paz, foi isso o que imaginamos para moradores e visitantes”, pontuou o Prefeito.