Pelo menos nos dois últimos meses, o município de Paramirim vem registrando alto índice de infestação pelo Aedes aegypti e apresenta número crescente para doenças transmitidas pelo vetor – incluindo dengue, zika e chikungunya.  Muitos casos foram registrados pelos estabelecimentos de saúde, outros tantos nem chegaram a ser contabilizados, tendo as pessoas infectadas se medicado em casa.

O fato é que, nesse período do ano, além dos riscos naturais de infestação devido as chuvas, a população reclama da ausência de campanhas de prevenção, ou pelo menos uma fiscalização mais efetiva nos bairros periféricos com acúmulos de lixo e água parada. Nossa reportagem ouviu pessoas dos diversos cantos da sede, que informaram a necessidade de orientações aos moradores em domicílios que apresentam vasos e frascos com água, sobre o cuidado com o lixo, como recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção.

Criadouros – Além de identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada bairro do município, a prefeitura deveria realizar levantamentos criteriosos para revelar quais os principais tipos de criadouros por região. Também a aplicação de produtos com o carro fumacê, é outra solicitação recorrente da sociedade.

Nunca é demais lembrar que as doenças provocadas pelo mosquito, além de graves sintomas, podem levar à morte de pessoas expostas. Em Paramirim, os casos de doenças já foram notícia a nível de estado, colocando o município nas primeiras posições em números reais de contaminação.

Nossa reportagem foi conferir in loco e constatou: muitos buracos, terrenos baldios sujos e esgoto a céu aberto que ameaçam o bem-estar da população. Essa situação foi registrada em diversos pontos da cidade, mais especificamente nas regiões periféricas como o Bairro Santo Antônio (Espanha) e Mãe Izabel. Vale ressaltar que além da dengue, zica e chikungunya, o número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, principalmente nos bairros adjacentes que sofrem com o descaso e falta de ações que proporcionem melhor qualidade de vida. Nesses casos a contaminação pode acontecer por diversos fatores, porém o mais comum é pelo  contato com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.