Desfile cívico marca o 16 de setembro, dia do aniversário de independência política do município.

Parabéns, Paramirim! Minha terra, meu torrão, cidade onde cresci, finquei raízes, construí família neste teu chão. 16 de setembro é um marco, data simbólica e motivo para celebração, é o seu aniversário, 145 anos de emancipação. Um recanto dos mais belos, um oásis nesse nosso sertão, terra acolhedora, que detém grandes potenciais. Seja no turismo, na oferta de serviços e no comércio para a região. Na agropecuária, agricultura irrigada, por aqui muito é possível graças à privilegiada localização.

Terra cheia de encantos e belezas naturais. Teu povo vive o presente, superando desafios, sonhando com grandes vitórias que certamente estão a caminho. Paramirim se faz forte pela coragem dos seus filhos, cresce e se desenvolve acolhendo empreendedores, gente de visão, que deseja projetar mais e mais esse chão. Cidadania, resistência, trabalho e superação, assim tem sido a conduta dos que habitam esse rincão.

Lugar de fé e esperança, crenças que se harmonizam com amor ao semelhante, respeito e união. Paramirim possui uma linda história de lutas, uma cultura plural, que se expressa na música, na arte, na religião, na gastronomia, na educação. Esse torrão é orgulho para todos que nasceram ou escolheram viver aqui. Que Deus te abençoe e te proteja sempre, Paramirim!