Máquinas forrageiras, tanques de resfriamento de leite, motocicletas e diversos outros equipamentos contemplaram famílias de associações rurais.

Além de tantos outros benefícios experimentados pela comunidade ibipitanguense, nesse novo período administrativo, que está devolvendo a autoestima dos moradores com muito trabalho e progresso, também na agricultura a gestão se faz presente. Em evento solene realizado pelo Prefeito Municipal de Ibipitanga, Humberto Raimundo (Beto), juntamente com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, representado pelo presidente, prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, com a presença de técnicos representando a CAR e a SDR do Governo do Estado, a primeira dama Edna Mendes (Nina), além de presidentes de Associações Rurais do município de Ibipitanga, lideranças, Secretários Municipais da gestão Igualdade e Liberdade, foram entregues nesta segunda-feira (21), diversos equipamentos agrícolas para beneficiar dezenas de famílias que atuam na Agricultura Familiar.

Mais uma solicitação do prefeito Beto, que obteve o apoio do Consórcio e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural SDR, as Associações foram contempladas e passam a contar com 02 tanques resfriadores de leite, com capacidade para armazenamento de 2 mil litros; 02 máquinas forrageiras, equipadas com motor a diesel e reboque; 200 colmeias já montadas (criação de abelhas); 20 kits de produção de mel, contendo uniforme de proteção (macacões, capacetes, máscaras faciais, luvas, botas e fumigador); 01 máquina multiprocessadora de forragem, além de 02 motocicletas 0km e 02 tablets com GPS integrado.

“Tudo isso está se tornando realidade hoje em Ibipitanga, graças ao empenho do prefeito Beto e do governador Rui Costa, pensando na melhoria da qualidade de vida das famílias, através do incentivo ao cultivo, o que inclui a assistência contínua e suporte técnico”. Disse o Presidente do Consórcio.  Já o prefeito Beto, em seu pronunciamento, lembrou que “a agricultura familiar possui um peso muito grande na economia do município. Por isso, estamos sempre atentos, buscando parcerias e recursos para apoiar as famílias, afinal é essa produção que impacta positivamente na vida das pessoas dessas comunidades e também na cidade. São muitos pais e mães de família que atuam nestas atividades do campo, produzindo com trabalho árduo e vivendo dessa produção. Eles têm feito a diferença na economia de Ibipitanga e o nosso papel é apoiar em todos os momentos”. Concluiu o gestor.

Esse é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. Parte integrante do Bahia Produtiva são equipamentos entregues sem reembolso, com o intuito de inclusão socioprodutiva, de interesse e necessidades das comunidades de baixa renda da Bahia. Os recursos e investimentos são direcionados para as cooperativas da agricultura familiar que ganham com melhorias nos processos de gestão, nas aquisições de equipamentos mais eficientes, no desenvolvimento de novos produtos, entre outros resultados.