Prefeitura organizou linda festança, fechando em alto estilo o mês do forró

A maior festa do município, referência no interior da Bahia, como a mais animada e participativa. O São Pedro de Rio do Pires tornou-se ponto de encontro de multidões, que ali se reúnem para desfrutarem de momentos inesquecíveis. Uma festa plural, com diversos atrativos que encantam moradores e visitantes de todos os cantos. Blocos juninos nas matinês, apresentações culturais, muito forró com grandes atrações de fora e de casa, que incendeiam o mais amplo espaço. Tem espaço para a criançada e suas peraltices, festa ideal para os jovens casais enamorados, propícia para o público maduro, preferida inclusive pela terceira idade, que se diverte a valer no maior arraiá do sertão.

VEJA VÍDEO RESUMO DA FESTA:

A ornamentação típica da época junina, enfeita a praça do forró, onde o arrasta-pé rola solto até o sol raiar. A prefeitura Municipal, mais uma vez correspondeu com as expectativas e organizou uma festa brilhante, cuja logística e estrutura, receberam elogios dos participantes, sonorização de qualidade, sanitários químicos, toldos, portais, decoração impecável e no palco, grandes nomes como Edigar Mão branca, Cacau com Leite, Limão com Mel, D’Look, Filomena Bagaceira, Bandana, França, Renan Moreira, Dio do Acordeom, Xodó da Bahia, Gegê Lima, Leléu de Zé de Chico,  Liano Silva, Café Coado, Thiago Almeida, Neilton Neves, Manoel Mathias, dentre outros, que se revezaram no arraiá.

Segundo o prefeito Vânio de Gildásio, “além dos benefícios com o aquecimento da economia local, geração de campos de trabalho mesmo que temporários, a festa de São Pedro é para muitos moradores, a oportunidade maior de lazer e diversão ao longo do ano. Representa também o momento da confraternização, quando os filhos da terra que vivem distante, retornam ao torrão, são dias de muita alegria e emoção”. Disse o prefeito. Vânio ressaltou ainda a importância da festa na manutenção das tradições de um povo. “Sinto-me realizado em poder proporcionar esse momento para nossa gente. Aqui o povo luta no dia a dia, trabalha com dignidade pela sobrevivência, mas, a diversão também faz parte, todas as idades curtem o São Pedro na praça, é uma coisa que já está inserida no íntimo das pessoas, que se programam para esse momento”. Concluiu.

Para o Deputado Estadual Eduardo Sales, “A festa de São Pedro em Rio do Pires é uma demonstração autêntica da identidade festiva de um povo de bem com a vida, que apesar das dificuldades dos tempos atuais, conserva a esperança, o bom humor e o espírito fraterno. Pode existir hospitalidade igual, porém, maior do que a do povo riopirense não conheço. Há anos frequento esse arraiá e compartilho com o prefeito, vereadores, lideranças e a população em geral, de momentos que marcam em nossa caminhada”. Declarou Sales.

Já o Deputado Federal Mário Negromonte Júnior, Afirmou que não se imagina no São Pedro sem estar em Rio do Pires. “Tenho essa terra como minha casa, aqui construímos amigo de fé, trabalhamos ao lado do prefeito Vânio, do ex-prefeito Gildásio e de todo o grupo, carreando recursos e benefícios, para que no mês de junho, possamos estar aqui de peito aberto, coração cheio de emoção, abraçando os amigos nessa maravilhosa confraternização. Mário lembrou ainda, que além das emendas já destinadas, no próximo ano, o arraiá de São Pedro deve acontecer com um novo cenário, uma vez que a praça da matriz será totalmente reconstruída.

O ex-prefeito Gildásio Antônio dos Santos, que participa ativamente dos festejos, falou a nossa reportagem, enaltecendo o evento. “Nossa festa é ímpar na Bahia, no Vale do Paramirim, Chapada Diamantina, Sudoeste e Oeste do estado, não tenho conhecimento de uma expressividade festiva de tamanha envergadura. Nossa festa é grandiosa em todos os aspectos. Por isso, a prefeitura se esforça para valorizar nossa cultura, fortalecendo o turismo nesse período do ano”. Afirmou.

Fechando com chave de ouro o ciclo junino no sertão, Rio do Pires foi palco de grande espetáculo folclórico e cultural nos quatro dias oficiais, recebendo público recorde inclusive nessa segunda-feira 01/07, véspera do feriado de 2 de julho na Bahia. “O São Pedro, além do ponto de vista econômico para a cidade, representa no calendário festivo, o ponto culminante para nós riopirenses. Mesmo em meio à crise econômica pela qual o país atravessa, essa parceria com o governo do estado Através do Bahia Turismo, favoreceu a manutenção dos festejos, uma vez que a prefeitura sozinha não conseguiria proporcionar esse cenário com muita alegria e hospitalidade, que é a marca registrada do nosso povo”, resumiu Hiran Mendonça, Secretário Municipal de finanças.

DCIM100MEDIADJI_0635.JPG
DCIM100MEDIADJI_0634.JPG
DCIM100MEDIADJI_0629.JPG