Festa junina nos dias 08 e 09 de julho, contribui para manter viva as tradições e a união das comunidades

Ainda temendo os efeitos da pandemia, a prefeitura de Ibipitanga, Governo “Liberdade e Igualdade”, decidiu por adiar os tradicionais festejos juninos que tradicionalmente ocorrem de forma antecipada. O prefeito Beto, juntamente com a equipe organizadora, por precaução, decidiu realizar por último o evento que este ano ganhou o nome de “Arraiá do Recomeço”. Isso teve diversos pontos positivos, como a disponibilidade de bandas de renome nacional, a data também coincidiu com as férias de julho, quando grande número de filhos da terra que residem fora, estão de volta para reverem familiares e amigos, aproveitando para se balançarem no forró até o sol raiar.

Moradores de Macaúbas, Boquira, Rio do Pires, Ibitiara, Novo Horizonte e todo o Vale do Paramirim, prestigiaram o evento, que contou com apresentações de quadrilhas, dos grupos escolares, barraquinhas, bebidas e comidas típicas, belíssima ornamentação, estrutura digna de um megaevento à altura do público que se fez presente. Ibipitanga nos dias 08 e 09 de julho, foi palco de reencontros entre amigos da macrorregião e de diversos cantos do Brasil. O jovem Robson, morador de Macaúbas, disse que já é tradição estar na comunidade para participar das festividades na praça. “Todos os anos venho na festa de São João em Ibipitanga. Com a pandemia, tivemos que interromper essa alegria, mas, agora é hora do reencontro. Estou me divertindo muito com os amigos da minha cidade e o pessoal daqui é bastante acolhedor, vejo nos filhos de Ibipitanga a alegria em relembramos os bons tempos que estão retornando. A cidade é bem receptiva e as pessoas calorosas” afirmou.

Poucas experiências são tão intensas e vivas em Ibipitanga quanto à tradição dos festejos juninos. Por toda a cidade, grupos se organizam, atualizando e reinventando essa cultura que continua, ainda, falando muito das origens dos ibipitanguenses. “É de impressionar a dimensão comunitária que se coloca nessa época do ano com a grande tradição junina. A meu ver está na cumplicidade e na promoção de alegria e cultura. Penso que feliz do povo que tem razões para se encontrar, para comemorar, para dançar junto” declarou o deputado Roberto Carlos, que passou pelo arraiá. Também estiveram pressentes os deputados estaduais Nelson Leal e Vitor Bonfim, além do deputado federal Sérgio Brito, que conversaram com a nossa equipe de reportagem no estúdio móvel da TV O Eco.

“Na festa junina encontramos crianças, jovens e adultos, os forrozeiros de outros municípios que nos prestigiam, gerando também renda para comerciantes dos diversos ramos de atividade. A festa aquece a economia e este ano, fizemos questão de priorizar o povo da cidade, para que os recursos permanecessem em Ibipitanga. Todos em um só lugar, que buscam diversão com as crianças, com a namorada, com a família ou com os amigos, seja para dançar ou assistir a uma quadrilha ou para degustar as comidas típicas, tudo isso gera renda”. Comentou o prefeito Beto.

AGUARDEM VÍDEO RESUMO DA FESTANÇA!