Uma das mais concorridas edições da tradicional Cavalgada da Independência em Boquira, contou a participação de milhares de pessoas e numero recorde de cavaleiros e amazonas no desfile que já faz parte do calendário festivo do município. Vaqueirama, amantes do esporte rural da cavalgada, amigos produtores, criadores e a sociedade como um todo, se reúne para um dia inteiro de diversão, alegria, atos cívicos e confraternização que movimenta moradores e visitantes em homenagem à Pátria.

Conforme já foi divulgado pelo jornal O Eco, essa  iniciativa teve origem através de um grupo de amigos apaixonados pelas tradições rurais, que se reuniram pela primeira vez em 7 de setembro do ano de 2012, na sede do município de Boquira, e seguiram em cavalgada rumo ao povoado de Pajeu, desfilando com alegria e empolgação pelas ruas da cidade. O evento foi ganhando adeptos ao longo dos anos, tornando-se nos dias atuais, ponto de convergência de cavaleiros e amazonas das diversas cidades da região.

   

De acordo com o que apurou a reportagem do Eco, a Comitiva da Amizade,  contava também com a figura de Luciano da Farmácia como um dos incentivadores do evento. A festa que tem raízes na lida com o gado, na atualidade é bastante valorizada na cidade de Boquira, ganhando musculatura e se projetando a nível regional. A Cavalgada da Independência nasceu da necessidade de suprir a ausência das manifestações cívicas no município, e relembra o episódio “Grito do Ipiranga” protagonizado pelo Imperador Dom Pedro I, passando a figurar em Boquira  como a única manifestação em homenagem à data.

   

Autoridades se fizeram presentes, no ato de reverência à Bandeira Nacional, dentre as quais, o prefeito Luciano, seu vice-prefeito Danilo Vasconcelos, o prefeito da cidade de Ibipitanga Edílson Sousa Santos (Edypan) secretários municipais, Vereadores, lideranças políticas e eclesiásticas, os deputados  parceiros sempre presentes: Marquinhos Viana e Vitor Bonfim (estaduais) e o amigo da terra Sérgio Brito (Deputado Federal).

    

Conforme é praxe, o trajeto se iniciou no trevo de entrada da cidade, com os participantes se organizando em fila dupla, guiados pelas porta-bandeiras que conduziram os estandartes atrás do Trio Bicho Papão. O locutor Valdirez Santos, esteve guiando e comandando o cortejo, entoando cantigas de gado, mensagens e toadas tendo o berrante como símbolo maior, guiando os vaqueiros com a voz e o coração, levando muita emoção também na edição 2018 da Cavalgada da independência.

O momento mais marcante da festa foi à chegada na Praça da Bandeira, onde se procedeu o hasteamento dos estandartes em homenagem à independência do Brasil. Como manda o costume, os cavaleiros foram se perfilando de forma respeitosa, para a execução do Hino Nacional, finalizando assim mais uma realização de sucesso da festa. “É muito gratificante participar deste ato cívico, que cresce a cada ano, se tornando uma festa que congrega pessoas das diversas localidades rurais, bem como amigos de muitos municípios da região”. Disse entusiasmado o prefeito.

    

“A Cavalgada da Independência é hoje uma forma inclusiva de homenagem à Pátria, além de uma oportunidade de confraternização entre os filhos da terra e visitantes. A prefeitura participa ativamente para valorizar as tradições do nosso povo. Parabéns aos organizadores, que todos os anos se doam para oferecerem o melhor em conforto, atrações, mobilidade e conforto aos participantes”, comentou o prefeito.

INAUGURAÇÃO DE PAVIMENTAÇÕES E DA PRAÇA MARIA CAROLINA (DONA GUIDA)

No mesmo dia, depois de encerrada a cavalgada, a administração municipal inaugurou a pavimentação de ruas e da Praça Maria Carolina (Dona Guida), que foi totalmente reconstruída, urbanizada, recebendo equipamentos, quiosques e jardins, transformando-se em um ambiente aconchegante para o conforto e dignidade dos moradores do lugar.

Em seu pronunciamento ao Jornal/TV O Eco, o vice-prefeito Danilo Vasconcelos, ressaltou que inauguração tem sido uma constante nessa etapa da administração, que já coleciona obras em todos os cantos do município, sendo que boa parte, são realizadas com recursos próprios do município, coisa que há muito tempo não se via em Boquira. Danilo disse ainda que a competência e o comprometimento da atual administração têm impulsionado a cidade e o campo rumo ao progresso almejado.

 Em seu breve pronunciamento, o prefeito Luciano de Oliveira e Silva (Luciano da Farmácia), externou toda a sua satisfação em poder estar entregando mais uma grande obra realizada com recursos próprios. O prefeito lembrou que isso antes era impossível em Boquira, pois não sobrava dinheiro nos cofres públicos. “Hoje, a inauguração dessas ruas e diversas outras obras de infra estrutura, como a construção da Praça dona Guida, somente estão sendo possível, porque existe um governo honesto, que zela pela boa aplicação dos recursos públicos. Assim, tem sido palpável realizar sonhos dos moradores da sede, dos bairros e de comunidades rurais. Nosso compromisso é com a transformação da gestão pública, não apenas no que diz respeito ao bom relacionamento com cada setor da sociedade, como também, na correta gestão, fazendo história pela honestidade e competência em administrar”. Disse o gestor.

Moradores da comunidade fizeram questão de externarem seus pensamentos quanto às obras entregues no Brejo Grande, também suas considerações sobre o novo governo municipal, as ações e posturas adotadas em pouco menos de dois anos, que já colocam o município como referencia regional.