Uma tradição que se renova por agradar a maioria, representando a maior expressão viva da cultura popular, os Festejos de São João em Boquira, antes não conseguiam alcançar maior proeminência por uma série de fatores. Desde que a nova gestão assumiu a prefeitura,  o município vem sendo destaque como um dos mais prósperos da atualidade. As festas de São João vem evoluindo de forma grandiosa em todos os aspectos, chegando na edição 2019, ao seleto grupo de referência no interior baiano, tornando-se ponto de convergência de milhares de pessoas que buscam grandes emoções, atrações de renome, conforto, receptividade, segurança, acessibilidade e boas opções de lazer.

VEJA VÍDEO RESUMO DA FESTA:

Buscando aperfeiçoar a cada ano o encontro festivo e corrigir eventuais deficiências, com uma visão ampliada de tudo o que representa a festa de São João para a cultura local, por ser a data mais importante para as famílias no reencontro com os seus e entendendo que os festejos proporcionam para muitos  a oportunidade maior da diversão gratuita e saudável em praça pública, momento impar que mobiliza toda a sociedade, o jovem prefeito Luciano e sua equipe, aceitaram o desafio de manter e melhorar a festa, tornando-a competitiva e reconhecida como destaque. Pensando nisso, buscaram apoio de empresas importantes como Bradesco, UNOPAR, ETRAC, BAHIA TURISMO, Governo da Bahia e Posto Boquira.

A gestão que modificou o rumo, transformou a história de Boquira e vem promovendo a maior revolução já vista na forma de se governar, alcançando o topo no ranking de obras, benefícios e realizações nesse curto espaço de tempo, faz jus a todo sucesso administrativo, impulsionando também o São João, que antes tinha papel de coadjuvante e hoje é uma das mais brilhantes estrelas no Vale do Paramirim no conceito de forrozeiros, turistas empresários de eventos e principalmente da população regional que  aprovou toda organização, espaço, estrutura, criatividade com a ornamentação, enfim, Boquira eleva a tradição do São João, consolidando-se entre os principais destinos nas festanças juninas da Bahia.

“É preciso valorizar nossa cultura, sem deixar morrer a nossa história, nossos momentos inesquecíveis vividos na época da fogueira. Por isso incentivamos o novo, pensando de forma abrangente, sem desprezar nossas raízes, valorizar nossos artistas, nosso folclore e tradição. Percebemos desde o primeiro ano da nova gestão de Luciano, a necessidade de se incrementar a festa. Melhor planejamento, ampliar as parcerias com deputados e com o Governo do Estado, foi importante para esse projeto. As grandes atrações trazem público, aquecem a economia, promovem geração de renda, elevam a cidade como ponto turístico e ainda agradam aos nossos conterrâneos que passaram a ter oportunidade de participarem de grandes momentos na praça”. Afirmou Humberto Júnior o Secretário de Finanças.

A diversificação nos ambientes da festa, existia de forma precária, já no formato atual, o São João de Boquira valoriza os eventos que antecedem as datas principais, dispensando atenção ao circuito alternativo, onde um mega trio elétrico arrasta multidões, muita gente bonita, a galera da cidade e visitantes se misturam nos animados blocos juninos, que este ano teve como destaque D”Look e a super Banda Babado Novo na avenida de acesso, esquentando o clima com muita energia, segurança, clima de paz e muito amor pra dar. “Essa festa na avenida, concentra a juventude, que se diverte solta, liberando adrenalina e desfilando todo charme. Muito bom o fortalecimento dessa opção dentro dos festejos de São João, isso engrandece o evento e favorece comerciantes dessa região da cidade, que não está inserida no arraiá da Praça”. Disse Dr. Patrício, controlador do município.

Nossa reportagem acompanhou os acontecimentos no período festivo, constatando a satisfação estampada nos semblantes das pessoas da terra e visitantes, que vibraram com cada atração, elogiando a organização de todo o complexo do forró. O arraiá esteve impecável, distribuindo barraquinhas típicas de forma ordenada e com maior espaço de circulação, a montagem de stands nas extremidades da praça, atraiu muita gente, inclusive para reverenciar o mestre Suinga, que com sua arte, surpreendeu positivamente milhares de pessoas que se encantavam com um trabalho digno de aplausos.

O palco alternativo teve a aprovação do público, que por mais um ano consecutivo, bateu recordes, a inovação dos dois palcos manteve o clima em todas as noites com belíssimas apresentações, interação perfeita entre os artistas. Assim, o couro comeu no centro, a multidão inundou a praça, deleitando-se com os inesquecíveis shows de Luiz Bento, Dukinha do Acordeom, Washington Brasileiro, Caviar com Rapadura, Thiago Jonathan, Elaine Bispo, Pikape de Bacana, Baianinho do Forró, Lula Almeida, Fernando Dogo, Amantes do Forró, Anderson Vieira, Brasas do Forró, Som dos Prime, JM Puxado,  Renan Moreira, a super Banda Filomena Bagaceira, que tem como vocalista Mammá Di Souza, filho de Boquira, que levou a galera ao delírio e agradeceu ao prefeito Luciano pela oportunidade de se apresentar em sua terra. Para fechar com chave de ouro, coroando o sucesso do evento, subiu ao palco sob os olhares entusiasmados da multidão estimada em 25 mil pessoas, a mega atração Calcinha Preta arrebatou com as canções  que tocaram fundo nos corações.

Milhares de pessoas prestigiaram o São João e teceram muitos elogios ao prefeito Luciano e sua equipe pelo resgate dos festejos juninos na cidade e a elevação do nome de Boquira também nesse quesito. Foram cinco dias de muito forró, animação, gente bonita, apresentações de quadrilhas e um saldo positivo animador. Além de valorizar as tradições da cultura nordestina, o evento gerou oportunidades de emprego e renda.  “Graças a Deus e ao trabalho de toda equipe da prefeitura alcançamos todos os nossos objetivos que era realizar uma festa com segurança e organização”.  Disse Evandro o Secretário de Administração.

   

“É uma festa onde todos podem desfrutar com suas famílias, da verdadeira alegria de um Arraiá. As vendas no comércio, nas barraquinhas, restaurantes e pousadas, durante essa época são excelentes, o que aquece de maneira significativa a economia do município. Realizar o São João significa valorizar as tradições, movimentar a economia local, divulgar as riquezas turísticas e artísticas do município, atrelados a alegria dos participantes foi a ideia que consolidou este evento como o melhor e maior de todos os tempos. Chegamos ao fim desta edição com o sentimento do dever cumprido. Quando se faz com amor, se faz bem feito, espero que no próximo ano estejamos todos juntos, festejando e curtindo o maior e melhor arrasta-pé aqui em nossa terra”. Comentou o prefeito Luciano.

   

Marcado pela tranquilidade e sucesso de público, o evento também contou com segurança da Polícia Militar e Guarda Municipal, SAMU e profissionais de saúde, dentre outros órgãos, que garantiram a alegria dos familiares, visitantes e brincantes durante os dias de festa. O prefeito Luciano, secretariado, vereadores da base, equipe organizadora e colaboradores, recepcionaram muito bem os visitantes e personalidades regionais, os deputados Marquinhos Viana e Sérgio Brito, o Prefeito Edy Pan de Ibipitanga, o Vereador Glauber de Botuporã, o ex-prefeito Silvinho de Oliveira dos Brejinhos, comitivas das mais diversas cidades que prestigiaram o São João que teve como tema “Conhecendo a Minha Tradição Junina”.

VEJA  GALERIA DE FOTOS NO TOPO DA PÁGINA: