Cumprindo mais uma vez com a nossa missão de informar, estando credenciados e respaldados  pela  vasta experiência na área de Pesquisas de opinião eleitoral, o Jornal O Eco, regido pela ética e transparência, obedecendo os mais criteriosos métodos científicos  adotados pelo CONRE – Conselho Regional de Estatística, realizou pesquisa no município de Boquira, com o objetivo de apurar com fidelidade, o que pensam os entrevistados, apresentando de forma transparente e ética o nível de confiança, avaliação do atual governo municipal, bem como, a tendência de momento, nas intenções de votos dos pré-candidatos, figuras públicas que são citadas como possíveis postulantes ao pleito do ano que vem.

VEJA VÍDEO/SLIDE DO RESULTADO:

Quanto ao desempenho da atual administração, O Eco apurou que 61% respondeu ser ótima ou boa, uma parcela de 14% afirma ser regular, os que consideram a gestão ruim ou péssima somam 17%, os que disseram não saber ou não quiseram opinar são 8%. Especialistas consultados, afirmam que esse resultado indica aprovação recorde de um gestor que, mesmo enfrentando dificuldades externas como a diminuição de repasses e outros fatores internos, consegue se manter bem avaliado pela maioria.

A pesquisa também buscou colher dos entrevistados, se o município melhorou ou piorou nesse novo período administrativo. Os números indicaram que 74% dos moradores entrevistados, afirmaram que Boquira melhorou significativamente, enquanto outros 9% disseram que o município está na mesma situação, os que afirmam que piorou somam 7% e uma parcela de 10% não soube ou não quis opinar. Também nesse quesito, percebe-se a elevação de credibilidade da gestão perante o cidadão, uma vez que, a maioria absoluta confirma a melhora.

Mesmo estando há um ano e cinco meses das eleições municipais de 2020, a pesquisa abordou o tema pré-eleitoral, indagando dos entrevistados suas opiniões sobre intenção de voto para prefeito. Considerando as respostas estimuladas, quando se apresenta nomes de prováveis pré-candidatos, o resultado aponta para uma liderança folgada do atual prefeito Luciano da Farmácia, que obteve 62% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Marco Túlio Villas Boas, aprece no levantamento com 14% das intenções de voto, o atual vice-prefeito Danilo Vasconcelos pontuou com 10%, uma parcela de 3% disse não ter intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados, 2% disseram ter intenção de votar em branco, os que votariam em outros candidatos somam 1%  e 8% não souberam ou não quiseram opinar.

Conforme afirmamos acima, restando ainda pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020, as conversas de bastidores que dão conta de possíveis disputas locais sobre os prováveis nomes que almejam concorrer a cadeira de prefeito, esquentam em todos os municípios do interior baiano. Se em uma minoria as coisas ainda andam mornas, na maioria a corrida já começou e mobiliza forças, que articulam os melhores caminhos a serem percorridos. Buscando tornar público esse debate, o Jornal O Eco traçou alguns possíveis cenários de embates políticos, apresentando-os aos entrevistados que opinaram na pesquisa em Boquira.

No primeiro cenário, onde figura o embate entre Luciano X Marco Túlio, o atual prefeito obteve 64% das intenções de voto, contra 25% do ex-prefeito Marco Túlio, uma parcela de 4% disseram não votar em nenhum e 7% não soube ou não quis opinar.  Em um segundo cenário de embate, quando apresentados os pré-candidatos Luciano X Danilo, o resultado aponta que o prefeito obteve 65%, enquanto o atual vice-prefeito alcançou 22% das intenções de voto, 3% disseram não votar em nenhum e 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Segundo um analista político, contrariando os boatos de que a saída de membros do grupo da situação poderia promover uma divisão considerável, o que viria polarizar a disputa municipal, pelo menos nesse primeiro momento, não é o que se observa nos números da pesquisa realizada. Evidente que, por ainda não ter sido deflagrado o processo eleitoral, existindo uma boa distância de tempo para as eleições municipais, esse cenário pode ser alterado de acordo com o comportamento de todas as partes e lideranças envolvidas. Porém, é inegável o favoritismo do atual prefeito Luciano, que vem realizando um bom governo.

A pesquisa foi realizada nos dias 12 e 13 de abril, dentro dos critérios exigidos pelo CONRE – Conselho Regional de Estatística, obedecendo rigorosamente ao sistema de amostragem, com entrevistas face a face, ouvindo 339 pessoas, tendo utilizado pesquisadores treinados, supervisionados por chefes de campo, abordando eleitores da sede e área rural, de acordo com amostra específica. O jornal O Eco, é credenciado para a realização de pesquisas, a margem de erro desse levantamento é de 5%, e o Intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância. CNPJ: 11.134.397/0001-20.