ENTREVISTA AO JORNAL O ECO (ARQUIVO)

Nas mais diversas funções públicas, sempre existem aqueles que se destacam, seja pela forma de se relacionar com os que convive, pela postura, o carisma, a humildade, competência, profissionalismo, enfim, uma por uma série de fatores que podem determinar o nível de credibilidade e aceitabilidade da população para com um ocupante de cargo, na condição de servidor público.

Longe de querer desmerecer outros tantos magistrados que passaram por estas bandas e fizeram história, nosso registro jornalístico, busca apenas fazer justiça, enaltecendo de público a notoriedade de um magistrado que, não fugindo às regras impostas pelo seu cargo, conquistou a simpatia, admiração e respeito de servidores da justiça, profissionais do direito e o mais importante nos dias atuais, notabilizou-se pela valorização da pessoa humana, mesmo atuando com firmeza e extrema competência nos gabinetes de uma Comarca.

MINISTRANDO PALESTRAS PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (FOTO ARQUIVO JORNAL O ECO)

O fato é que, o ainda jovem Dr. Gleison dos Santos Soares, homem de origem simples na periferia da Capital, Juiz de Direito que se torna exemplo no sertão, reconhecido inclusive pelo Tribunal de Justiça da Bahia pelo brilhante desempenho das suas funções, incansável e produtivo, ao deixar a Comarca, tem reconhecido não somente o seu trabalho, como também a sua postura íntegra, suas ações sociais, a interatividade que desmistificou a figura carrancuda e temerosa, atribuindo ao Juiz de Direito a face humana, acessível e sensível aos dilemas de uma sociedade.

Para atuar no sertão da Bahia, o magistrado tem que se desdobrar nas áreas cível, criminal, familiar, eleitoral, enfim, é ser muitos em um só. Essa diversidade de matérias obriga o juiz a aprimorar seu conhecimento por meio do estudo e isso, sem dúvida, contribui para otimização da prestação jurisdicional. Dr. Gleison Soares, conseguiu adequar diferentes demandas, respondendo por duas Comarcas, Paramirim e Macaúbas. Além disso, ainda encontra tempo para fazer uma das coisas que segundo ele, lhe traz grande prazer, lecionar em cursos de graduação e pós-graduação, repassando para advogados e demais profissionais do direito, conhecimentos valiosos adquiridos ao longo da sua trajetória profissional.

INAUGURAÇÃO DO CEJUSC DE PARAMIRIM (FOTO ARQUIVO JORNAL O ECO)

Certamente a receptividade e o carinho do povo do Vale do Paramirim, também surpreenderam o Juiz, que busca retribuir com muito trabalho e dedicação, visando oferecer uma prestação jurisdicional com qualidade e maior celeridade. Afinal, a magistratura exige muita dedicação, responsabilidade e acima de tudo humildade, principalmente quando seu exercício ocorre em pequenas cidades. Por aqui, o Juiz é visto pelas pessoas como um modelo a ser seguido.

Dr. Gleison é Mestre em Direito Público pela UFBA, está atualmente Juiz de Direito Titular da Vara Cívil da Comarca de Macaúbas. Dentre as suas diversas especializações, podemos destacar no seu Curriculum: Doutorando em Direito Público e Evolução Social pela UNESA-RJ; Pós-Graduado em Direito Processual Penal pela Universidade de Coimbra (Portugal); é Especialista em Ciências Criminais pela UNESA –RJ; Titular da Association Internacionale de Detroit Pénal (AIDP); Titular do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP) e Membro do Instituto Law Endorcement Against Prohibition (LEAP).

JUIZ GLEISON SOARES EM REUNIÃO COM O CONSELHO TUTELAR (FOTO ARQUIVO JORNAL O ECO)

Nossa equipe parabeniza ao magistrado pelo brilhante trabalho, registrando de público sua atuação que é merecedora de aplausos.

Para que a sociedade regional tenha uma dimensão da desenvoltura profissional aqui citada, bem como o acesso simplificado aos números de sentenças nas duas Comarcas de Paramirim e Macaúbas nesse período, replicamos aqui o Controle de Produtividade do Magistrado e das Varas.

Tabela de Controle de SENTENÇA e BAIXA PROCESSUAL - CONSOLIDADO (SAIPRO-PJE)

Vale ressaltar, que a Vara Crime da Comarca de Macaúbas, sob a direção de Dr. Tadeu Santos Cardoso, também tem conseguido bons números, atingindo, inclusive, o selo Prata da Justiça em Números do CNJ.