Uma administração que detém uma das maiores aprovações populares, graças ao dinamismo, trabalho eficiente realizado, obras em todas as áreas e principalmente pela reconstrução de todas as posturas administrativas que resultam em grandes conquistas antes sequer imaginadas pela população. Essa tem sido a atual realidade de Dom Basílio, que amargava dias de abandono.

Além do ritmo frenético de realizações, a atual gestão surpreende mais uma vez, ao empreender esforços para fortalecer e consolidar uma política de aquisição, guarda, restauração, digitalização, pesquisa e divulgação dos acervos culturais, instalando a biblioteca e arquivo público municipal.

Nossa reportagem esteve registrando o início das obras de restauração do antigo prédio onde funcionou a Prefeitura, na companhia de Mirian Caires, Coordenadora de um amplo projeto de valorização e aprimoramento da cultura local, através da postura de resgate e preservação dos fatos históricos. Ela falou sobre a reforma do imóvel, que servirá ao Arquivo Público Municipal, bem como, as finalidades e importância do novo espaço, Mirian colaborou também para a concretização da parceria entre o município e a UESB, que promoverá uma política arquivista que assegure a preservação, pesquisa e divulgação da memória histórica de Dom Basílio.

VEJA VÍDEO DEPOIMENTO SOBRE O PROJETO:

Outra atitude nobre merece destaque, além de preservar a história e de certa forma a arquitetura de um edifício símbolo de Dom Basílio, a atual gestão municipal presta homenagem justa à memória de Julinda Caires, primeira mulher eleita vereadora no estado da Bahia, cujos feitos terão espaço especial reservado para a apreciação pública. O memorial contará com fotografias, documentos e demais relíquias pessoais, e tudo o que os historiadores de Dom Basílio disponibilizarão sobre a saga dessa notável figura.

De acordo com informações de profissionais da imprensa local, o objetivo maior é regatar a memória, preservar documentos que ajudam a contar a história do município de Dom Basílio e disponibilizar esse acervo de maneira adequada para a população. Daí a parceria firmada entre a administração municipal e a Universidade, através de convênio de cooperação técnica para implementação do Arquivo Municipal.

Estiveram presentes ao ato simbólico na reitoria da UESB, o Prefeito Roberval Meira, o secretário de Educação – Antônio Lima, o coordenador de Educação – Luís Eugênio e a já citada, coordenadora do Arquivo Mirian Caires. A comitiva foi recebida pelo reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Luiz Otávio de Magalhães, no campus de Vitória da Conquista.

O reitor ressaltou que o convênio tem uma dupla importância, a inserção da UESB na vida dos municípios da região e a preservação da memória. “A universidade é um foco de produção de conhecimento e tem assumido várias responsabilidades no sentido de assegurar preservação de documentação oficial e de atividades de pesquisa sociológica com essa documentação”, explicou.

Em depoimento a TV O Eco, Mirian Caires detalha os passos a serem seguidos. Movimento que terá o amparo da Lei Municipal 499/2018  aprovada em setembro, que institui o equipamento que será vinculado ao Gabinete Civil. Para o Prefeito Roberval Meira “essa capacidade técnica da UESB por meio da sua equipe vai contribuir muito para deixar o legado histórico do município”.

   

Boa parte dos documentos gerados ao longo dos apenas 56 anos do município estão sendo reunidos. O Secretário Municipal de Educação, Antônio Lima lembra que “há pessoas que guardam documentos públicos em suas residências e que é de fundamental importância que essas pessoas entreguem ao acervo para compor o Arquivo Municipal”.

Cada documento contém trechos importantes da história e deverão ser digitalizados, em uma segunda etapa, para que essa e as próximas gerações possam compreender, revisitar e ter acesso a cada trecho da história construída a várias mãos. Além de Mirian Caires, que está na coordenação, há também um grande empenho do Professor Robson Caires que junto com Cleide Caires articularam o convênio com a UESB. A princípio, a previsão de inauguração será para meados de Julho.