Sucesso a 1ª Expo Dom Basílio e Feira da Agricultura Familiar, evento realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Comércio, uma importante iniciativa que promove, incentiva e apoia agricultores, técnicos e demais segmentos envolvidos na produção agrícola de Dom Basílio, Livramento e região.

Durante o evento, o prefeito Roberval Meira, destacou que ações como estas devem ser sempre fomentadas, pois constituem espaços ideais para incentivar a geração de renda das famílias em municípios, cujos potenciais estão no campo de produção, movimentar a economia local, como também, divulgar o que é produzido na região. “Nosso objetivo é incentivar o produtor a se integrar cada vez mais, comercializar seus produtos e conhecer parceiros que irão aprimorar esse trabalho.

Tido como um prefeito empreendedor, que acredita na elevação social através do trabalho e ideias inovadoras, para Roberval, essa feira é um instrumento ideal para divulgação da produção, oportunidade de trazer mais produtores para participarem do projeto. O gestor disse que o objetivo é dar destaque à produção da agricultura, especialmente a familiar, mostrando os resultados do trabalho da extensão rural. “Esse evento é resultado do nosso trabalho de suporte ao produtor, nós precisamos cada vez mais, tornar  a agricultura vitrine, colocando-a em evidência. Isso faz com que as pessoas da cidade e os interessados na compra da produção saibam onde encontrar os produtos, fortalece a atividade e incentiva os agricultores a investir no seu negócio”, disse.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito Roberval Meira, do vice-prefeito Fernando Santos, o prefeito de Livramento de Nossa Senhora Ricardo Ribeiro, Secretária de Agricultura e Comércio – Zorizeth Oliveira, a coordenadora da Sala do Empreendedor – Alaine Rodrigues, o empresário Antônio Fênix, os vereadores: Gonçalo Ferreira, João Edmílson, Josimar Chaves e Ney da Van, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Rurais, o Secretário do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim- Leonardo Costa, além de vereadores de Livramento, secretários e coordenadores da equipe do Governo Municipal.

A estrutura montada no Colégio Manoel Olímpio ofereceu estandes das cidades e espaços culturais, exposição de animais, produtos, novas tecnologias e implementos, espaços para os parceiros em linhas de crédito e balcão de negócios, além da comercialização de comidas típicas e artesanato. Durante os dois dias, a população teve acesso ainda a palestras, discussões inerentes aos avanços tecnológicos e na noite de sábado, atrações se apresentaram regionais, como Samuel Coelho, Jaílson e Louk Som, fazem apresentações culturais.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destacou a importância do evento. “A agricultura familiar gera empregos e renda, somos privilegiados com nossa produção e necessitamos ampliar nossos contatos e parcerias. Quero agradecer a organização da exposição”.

A Secretária de Agricultura disse que “foram 2 dias dedicados à agricultura e apoio ao homem do campo, com pontos importantes de negócios que ajudam a aquecer o nosso comércio”, ressaltou Zorizeth Oliveira.