Era visível no semblante de cada morador a alegria em participar de um momento ímpar, a festa em homenagem a São João Batista o padroeiro do município de Dom Basílio. Tradição que se cultiva, tendo recebido nos últimos anos, maior incentivo no sentido estrutural, com a ampliação dos festejos, projetando-o para toda a Bahia, ganhando em organização, dedicação, recorde de público e incentivo à participação dos mais diversos segmentos sociais.

VEJA VÍDEO RESUMO DA FESTANÇA: 

Todo o esforço da gestão pública municipal, ficou evidenciado no sucesso incontestável da festa, que esse ano começou ainda mais cedo, com animados encontros, apresentações culturais, arraiás das escolas, creches, magníficas quadrilhas juninas e muita confraternização entre os filhos da terra e visitantes nos dias que antecederam as datas de maior concentração na Praça São João, palco maior da festança. Vale ressaltar o belíssimo trabalho de reconstrução da Praça, que ganhou arquitetura moderna, mais espaço recreativo, acessibilidade e conforto. Com um projeto dinâmico, o espaço de eventos deu nova cara ao centro histórico, com linhas estruturais que valorizam o novo, em harmonia com o estilo colonial.

A edição 2019 está sendo considerada como o melhor São João de todos os tempos, pela participação recorde, filhos da terra que residem em outros cantos do Brasil, habitantes da extensa área rural e a comunidade da sede, fizeram acontecer uma magnífica confraternização, onde o sagrado foi cultuado com devoção e muito amor, a tradição centenária se fortaleceu, irradiando um sentimento fraterno em todos os lares e nos corações que prestigiaram as missas, aplaudindo as encenações, entradas de festa e todas as manifestações programadas especialmente para a data do padroeiro forte Senhor São João.

Talvez a ebulição de alegria, um misto de confiança e boas expectativas no futuro, tenham colaborado para que em cada canto houvesse fartura, abraços, fogueira e diversão. O prefeito Roberval Meira, principal responsável pelo bom momento que vive o município e seu povo, como já era de se esperar, esteve presente na maioria dos encontros Pré São João, desde o forró na creche, passando pela confraternização da Educação, da Saúde e demais encontros pela cidade. Roberval, orgulha-se de ter sido o propulsor de uma transformação que hoje repercute na Bahia, como gestor revelação que se consolidou pela postura íntegra, atuação competente, que o insere entre os melhores quando o quesito é trabalho.

O prefeito Roberval Galego, como é carinhosamente chamado, conseguiu coroar sua impecável gestão, realizando a melhor festa da história do São João de Dom Basílio, com atrações de renome nacional, valorização dos artistas da terra, oportunizando espaço para bandas regionais, caprichando em cada detalhe do arraiá da tradição 2019. Tudo isso sem deixar de lado o religioso, fazendo-se presente nos momentos importantes, correspondendo com as expectativas dos diversos segmentos da sociedade. O município é sem dúvidas um dos que mais se desenvolveu nesse período administrativo, superando cidades de maior porte. Talvez por isso, pela primeira vez na história, percebe-se por parte da população, o reconhecimento sincero e o respeito inclusive de opositores, que contemplam tudo de bom que foi realizado nas mais diversas áreas.

Emocionado com a calorosa recepção, manifestações de apreço e gratidão, Roberval agradeceu a Deus pela oportunidade de apresentar seu trabalho, colocando em prática o que sonhava para Dom Basílio. Quanto à festa do padroeiro São João, o gestor disse que compartilha todo sucesso do evento, com cada colaborador, “isso é resultado da união de nossa gente, professores, alunos, servidores da prefeitura, artistas, donas de casa, pessoas do povo, enfim, nosso São João cresce e se destaca, na proporção em que a nossa gente trabalha e constrói novas páginas na história da nossa querida Dom Basílio”. Declarou o gestor.