Conforme é sabido por todos que acompanham o dia a dia das administrações municipais, esses primeiros meses das novas gestões foram de dificuldades e superação. Em Caturama, uma pesquisa de avaliação, realizada pelo Instituto Plataforma 4 Comunicação em parceria com o Jornal O Eco e divulgada na manhã desse sábado (31), trouxe uma notícia animadora para o Governo do atual prefeito Dr. Paulo Mendonça. O resultado aponta que com 15 meses de administração, o prefeito de uma das cidades que menos arrecada na região, consegue superar problemas diversos e faz uma gestão classificada como positiva pela maioria da população.
Mesmo com o município em crise e após ser obrigado a ajustar pontos polêmicos como o quadro de pessoal, “cortando na carne” para se ajustar a uma nova realidade, o jovem gestor aparece com aprovação de 54%, (somados ótimo e bom) e desaprovação de 12% (somados ruim e péssimo). Segundo a pesquisa do Instituto Plataforma 4 Comunicação, 32% consideram o governo regular, e uma parcela de 2% não soube ou não quis opinar.
O Instituto informa que realizou o levantamento entre os dias 25, 26 e 27 de março de 2018, entrevistando 383 pessoas na sede e diversas comunidades rurais do município, utilizando o sistema de amostragem aleatória simples (A.A.S.). A margem de erro é de 5% e o intervalo de confiança é de 95%. O Instituto está devidamente registrado no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o nº 021/2008.
O levantamento perguntou ainda aos entrevistados, se o município de Caturama melhorou ou piorou nesse novo período administrativo. 63% responderam que melhorou, enquanto 15% disseram estar na mesma. Apenas 6% afirmaram que Caturama piorou no governo de Dr. Paulo Mendonça e 2% não souberam ou não quiseram opinar. O resultado foi, de certa forma, surpreendente, afinal, apesar de ter nascido no meio, o novo gestor é estreante na política e consegue agradar ampla maioria com a sua forma de gerir o executivo.
A percepção do entrevistado quanto a confiança na gestão também foi medida pelo instituto, indagando se acredita que o prefeito irá cumprir com os seus projetos de campanha. Para 32% das pessoas ouvidas, Dr. Paulo cumprirá totalmente, enquanto outros 55% afirmam que o gestor cumprirá em partes. Uma parcela de 6% acredita que ele não cumprirá e 7% não souberam ou não quiseram opinar. Isso demonstra o nível de conscientização da população, que reconhece ser difícil a realização de todas as obras necessárias, porém, confia que a maioria deve sair do papel para beneficiar áreas importantes.
Apesar da boa avaliação, o prefeito de Caturama e sua equipe de governo, encontram desafios a serem vencidos no seu mandato. A pesquisa aponta ainda que as maiores preocupações dos entrevistados são a saúde (39,1%), o abastecimento de água (19,1%), pavimentações e urbanizações nos povoados (14,7%) e a manutenção das estradas (13,8%), dentre outras, que o gestor tomou conhecimento em planilhas específicas fornecidas pelo Instituto. São citados ainda problemas como o desemprego, o saneamento, a continuidade de calçamento de vias na sede, além de melhorias na educação e adequações na logística do transporte escolar.
“São números de fato animadores se considerados todos os problemas enfrentados desde o início da nossa gestão. Porém, o que nos chama a atenção é o grau de conscientização da população, que demonstra compreender e apoiar nosso esforço em acertar, em estarmos dentro do que determina a Lei. Fomos obrigados a tomar decisões austeras, atitudes tidas como impopulares, porém necessárias para que hoje fosse possível olhar para trás e contemplar uma série de benfeitorias realizadas, obras e serviços que já beneficiam os moradores da sede e das comunidades. Ainda estamos no início. Tenho a convicção de que muito faremos pelo bem do nosso povo. Sempre com os pés no chão e priorizando as demandas mais urgentes, conforme demonstrou a pesquisa”. Comentou o prefeito.