Fiel a sua conduta ética e imparcial, buscando informar com fidelidade aos milhares de leitores que confiam no trabalho de décadas, não apenas na linha jornalística como referência, como também no ramo de pesquisas de opinião, eleitorais e de mercado, expondo a verdade nos momentos decisivos em cada município de atuação, prognósticos que, historicamente, são confirmados nos pleitos eleitorais, estando O Eco figurando há décadas, em lugar de destaque no conceito popular, pela idoneidade, seriedade e competência comprovada.

Obedecendo aos mais criteriosos métodos científicos recomendado pelo Conselho Regional de Estatística, o Instituto Plataforma 4, realizou nos dias 31 de maio e 01 de junho, uma nova pesquisa de avaliação da atual gestão municipal, medindo também o potencial de lideranças locais, figuras que tem seus nomes ventilados como pré-candidatos a prefeito na eleição municipal de outubro do ano que vem. Foram ouvidos 379 eleitores na sede e diversas comunidades da área rural, pelo sistema de amostragem aleatória simples (AAS), com alocação proporcional. Como de praxe, uma equipe de pesquisadores treinados, supervisionados por um coordenador, realizaram o trabalho de coleta face a face, obedecendo uma postura consagrada, que preserva os entrevistados, colhendo apenas as suas opiniões sobre os temas abordados.

A pesquisa revela que após dois anos e seis meses de mandato, o percentual dos que consideram a gestão municipal ótima ou boa, é de 16%, os que disseram ser regular somam 31%, aqueles que consideram a administração ruim ou péssima agora são 49%, enquanto outros 4% disseram não saber ou não quiseram opinar. Percebe-se que em comparação a outros levantamentos realizados, o prefeito e sua equipe conseguem um melhora no conceito da população, que amplia os índices de regular, no entanto, será necessário esforços constantes para reverter a desaprovação que ainda é elevada.

O Instituto indagou se na percepção do entrevistado o município de Livramento melhorou ou piorou nesse período administrativo. Os resultados apontaram que para 18% o município melhorou, enquanto para 48% Livramento continua na mesma. Uma parcela de 27% considera que piorou e outros 7% não souberam ou não quiseram opinar. O jornal O Eco divulga também o resultado das intenções de voto auferidas no levantamento, bem como os índices de rejeição atribuídos a cada pré-candidato apresentado. Nos gráficos, é possível acompanhar em detalhes o desempenho de cada nome em cenários de possíveis embates apresentados aos entrevistados.

Ressaltando que, ainda distante dois anos e quatro meses do pleito eleitoral, considerando que nesse espaço de tempo, movimentações de bastidores, articulações e muitos acordos políticos provavelmente poderão ocorrer, não se pode afirmar que os cenários de embate aqui traçados se confirmarão na disputa. Assim sendo, em um panorama dinâmico, onde oponentes de hoje, podem estar aliados nas eleições do ano vindouro, reafirmamos que os resultados obtidos, refletem a realidade atual, momento que antecede conversações, convenções partidárias, alianças e decisões definitivas sobre os nomes que de fato concorrerão nas chapas majoritárias nas eleições de 2020.