Em Ibitiara, município localizado na Chapada Diamantina, próximo a BR 242 e Seabra, terra de gente hospitaleira e ‘povo batalhador, as prévias para a disputa eleitoral aconteceram dentro de um clima democrático e muito interesse dos moradores em decidir quem serão os escolhidos para a próxima disputa nas eleições municipais.

O ex-prefeito do município, Nilton Meneses (Niltinho), foi o escolhido pelo forte grupo de oposição, liderado pelo também ex-prefeito Hélio Meneses, pessoa reconhecida pelo trabalho prestado à comunidade. Também fazem parte do grupo o ex-prefeito e vereador Juarez, o presidente do Legislativo Sivaldo Amorim e o atual vice-prefeito de Ibitiara Gil de Nem, que declarou apoio à candidatura de Niltinho.

Em sua fala, no momento da convenção que aconteceu no último dia 31 de julho, diante de uma multidão vinda de diversos cantos do município, Niltinho declarou: “O povo desta terra conhece o trabalho e o compromisso do nosso grupo para com o bem da nossa terra. Diante da vontade da maioria das lideranças, que desejam outros rumos, desejam o progresso e mais respeito para com o nosso povo, sinto-me pronto para encarar esta batalha e demonstrar que juntos seremos mais fortes.”

O que era para ser um cerimonial inicialmente programado para filiados, militantes e diretores de partidos, organizado para receber apenas alguns convidados, os pré-candidatos, e autoridades, transformou-se numa grande festa democrática com intensa participação popular. Nem os mais otimistas, poderia prever que a juventude, adultos, idosos e gente de todas as localidades se fizessem presentes ao evento.

Ao final dos trabalhos, aconteceram alguns discursos que destacaram a importância daquele momento. Prestigiando o ato, o Deputado Federal Sérgio Brito parabenizou aos candidatos Nilton Meneses PSD (prefeito) e Wilson dos Santos Souza “Wilson de Bududa” (vice-prefeito), além dos candidatos à Câmara Municipal, desejando-lhes boa sorte na caminhada e colocando-se à disposição. Sérgio parabenizou também a atitude do atual vice-prefeito Gil de Nem juntamente com seu pai "NEM DO MOCAMBO", lideranças do Distrito do Mocambo, que desejam “mais trabalho e mais respeito ao cidadão."