A primeira dama Fabíola e a Secretária de Saúde Mary Cavalcante, promovem importante parceria com costureiras e comemoram terceira remessa de máscaras de proteção.

É fato que os últimos acontecimentos envolvendo a pandemia no mundo por conta da contaminação pela COVID-19, tem provocado uma das maiores crises de saúde da história, com consequências terríveis para a população. No entanto, as ações de solidariedade e empatia afloram, despertando ideias que fazem a diferença e colaboram diretamente com os que mais necessitam de apoio, em especial aqueles que estão na linha de frente, servidores da saúde e quem precisa trabalhar para manter os serviços básicos como a limpeza urbana, além, é claro, das famílias de baixa renda, apanhadas de surpresa pela situação de calamidade.

São nos momentos de dificuldade que ficam evidenciados os sentimentos de pessoas e lideranças, que se apresentam para a guerra. Não em busca dos holofotes, mas, de forma anônima e determinada, lideram correntes de mobilização em prol de objetivos nobres. Em um tour pelas redes sociais, nossa reportagem detectou ações simples, que representam muito, como exemplo, a iniciativa da jovem primeira dama do município de Caturama, mulher atuante que ao se deparar com o problema de saúde, buscou o suporte da Secretária Municipal Mary Cavalcante, sensibilizando e mobilizando costureiras e demais colaboradoras, para a imediata confecção de máscaras de proteção.

A atitude da primeira dama Fabíola, já produz frutos benéficos, pois comemoram a terceira remessa de unidades produzidas, que estão sendo distribuídas de forma gratuita. “O desejo é de que tudo isso logo passe, para que todos possam voltar a vida normal, no entanto, enquanto esse isolamento perdurar, precisamos nos unirmos para colaborarmos cada um da forma que puder, no intuito de amenizar os efeitos dessa situação. Independente das ações desenvolvidas pelas autoridades e profissionais de saúde, existem lacunas que precisão de atenção”. Disse Fabíola, se referindo às parcerias nas ações sociais.

Já a Secretária Municipal de Saúde, Mary Cavalcante, que além de coordenar todas as ações oficiais de prevenção e combate a COVID-19 ao lado do prefeito, ainda se dedica  nas atividades extraoficiais como a parceria para contemplar o maior número de pessoas com máscaras artesanais de proteção. “É essencial esse trabalho voluntário, formando uma parceria forte que merece o reconhecimento de todos. Quero agradecer de público o apoio incondicional das costureiras: Odete, Maria de Salvador, Aurentina, Rosely e a Senhora América mãe da Dra. Alba Valéria, que disponibilizam tempo e com muito amor, atuam na confecção das máscaras caseiras”. Declarou a Secretária.

“Está sendo um prazer produzir cada peça junto com as minhas colegas, para poder oferecer com carinho essas máscaras para proteger os trabalhadores quem não têm acesso. A produção é simples, cortar do tamanho correto e passar na máquina as pregas junto com o elástico com uma certa técnica. Precisamos nos preocupar com a saúde dessas pessoas que precisam de doação de vários tipos de coisas, nós estamos fazendo a nossa parte. Mesmo mantendo o isolamento social com toda proteção e cuidado possível, estamos ajudando a nossa primeira dama e a comunidade. Vale lembrar que além da proteção precisamos redobrar os cuidados com a higiene”, lembrou uma das costureiras do projeto.