A realização de eventos desportivos como a COPA REGIONAL de FUTSAL, além de promover a integração entre atletas e comunidades, atrai pessoas e movimenta o município sede que já é considerado referência na organização dessa modalidade de torneio. Através do competente Diretor de Turismo Eventos e Esportes, Emerson Marques, Rio do Pires mais uma vez foi vitrine, atraindo os olhares de todo o Vale, Serra Geral, Oeste, Chapada e Sudoeste, que através de fortes equipes, protagonizaram belíssimos espetáculos em eletrizantes partidas de Futsal, que levaram a galera ao delírio.

VEJA VÍDEO RESUMO DO EVENTO:

 

Nossa reportagem esteve acompanhando em tempo integral os dois dias de disputa (sábado e domingo), registrando em fotos e vídeos os acontecimentos, testemunhando toda movimentação de jogadores e amantes do esporte, que se fizeram presentes na quadra oficial da Praça da Matriz. Gente de toda a região, jovens, adultos e crianças, torciam e se encantavam com cada lance de classe. Todos os que foram ouvidos pela nossa reportagem, elogiaram a iniciativa, organização e competência do Diretor Emerson Marques, que com o apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores, superou as expectativas quanto ao brilho do evento e ao número de participantes e torcedores da comunidade regional. Emerson, demonstrou na prática eventos desse tipo, além de serem viáveis, fazem com que as pessoas se integrem e se voltem para o município.

“O município de Rio do Pires, com a população na Praça, acompanhando os jogos, cada fase eliminatória, até a final entre as equipes de Igaporã e Lagoa Real (essa última sagrando-se campeã), viveu momentos marcantes, quando se fala nas áreas esportiva e social. Depois de consolidada a 2ª Copa de Futsal, movimentando pessoas e trazendo para cá torcedores de várias cidades da região. Mais uma vez nosso município ganhará visibilidade no cenário regional. O Futsal é uma das nossas paixões. Talvez, por estarmos inseridos em cidades quentes do sertão, as quadras são preferidas para as atividades esportivas e essa paixão independe de religião, classe social ou etnia. Mais que um jogo, o futsal representa para o nosso povo, a oportunidade de descontração, familiaridade e união. Então, tivemos a iniciativa de reunir um maior número de municípios e deu nisso. Vejo que não foi à toa nosso esforço, cada vez mais as cidades se unem e manifestam interesse em participar, aumentando a integração entre os membros da nossa sociedade e competidores de outros cantos”. Declarou emocionado o Diretor Emerson Marques.

“Devemos aproveitar esse conceituado jornal O Eco, para agradecer a todos que colaboraram, patrocinadores, muitos amigos que nos incentivaram não somente nos dias 12 e 13 de maio, na quadra poliesportiva da Praça de Eventos, onde ocorreu a 2ª Copa Regional de Futsal, como também a todos que reconhecem o nosso trabalho. Estamos há um ano e meio no comando da Cultura, Esporte e Turismo, graças a Deus, conseguimos uma excelente parceria com o comércio, sempre com o aval do nosso  prefeito Vânio Santos, temos conseguido trazer grandes e importantes eventos para nossa cidade. Agradeço aos que participaram como atletas, dirigentes ou torcedores assíduos. Estiveram presentes com seu apoio, as equipes de arbitragem, equipe de apoio, enfim, todos os que como nós, veem no esporte uma ótima atividade para mantermos o corpo e a alma sadios, pois ‘esporte é saúde’”, disse Emerson Marques. “Trabalhar com esportes e eventos culturais, exige muita dedicação e trabalho, mas também tem muitas recompensas. Foi uma alegria muito grande ver que os nossos esforços e ideais foram importantes para a sociedade. Destacou.

Dentre as 12 equipes inscritas a maioria se apresentou em sensacionais disputas que movimentaram o final de semana em Rio do Pires: Com exceção de Palmas de Monte Alto e Lapa, que foram substituídas por Juventus RP e Lagoa da Cruz (Caturama). Dentre os Destaques estiveram: Érico Cardoso, Boquira, Lagoa Real, Ibipitanga, Caetité, Brumado, Rio do Antônio, Ibotirama e a equipe da Casa. No encerramento do torneio, após as premiações, entrega de troféus e medalhas, tudo muito bem organizado pela Diretoria de Esportes, aconteceu uma bonita confraternização entre todos os participantes e convidados. A Banda Só de Manha e o Cantor Vitor
Bahia, fizeram o show, brindando o sucesso do evento.

A decisão final da 2ª Copa de Futsal, levou a moçada ao delírio, em uma  disputa eletrizante entre as equipes de Igaporã e Lagoa Real que se sagrou campeã e levou para casa o prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais). Estão todos de parabéns, em especial os jogadores, que se empenharam muito em busca do pódio. Já passados dois dias da partida final, os jogadores e munícipes apaixonados por futsal, externam saudade desse marcante final de semana de jogos, mas, estão gratos pela iniciativa de Emerson e pelo apoio da Prefeitura Municipal e demais patrocinadores, que proporcionaram mais uma edição dessa tradição.

Jornal O Eco – Samuel Rodrigues de Lima – Jornalista DRT/BA 5232