Além do Santuário em homenagem à Irmã Dulce, o projeto prevê ainda uma ampla área de visitação e um espaço dedicado a memória de Padre Aldo Coppola.

O Projeto do Santuário da Graça Santa Dulce dos Pobres, foi idealizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ibitiara, vereador Sivaldo Amorim, que é devoto da Santa, em razão da história de sua filha Lavínnia, que perdeu a audição aos 8 meses de vida, vítima de uma caxumba. A garotinha passou por um logo processo até chegar às obras sociais Irmã Dulce, onde fez um implante coclear e voltou a ouvir e falar.

Tudo aconteceu no mesmo período que foi anunciado a canonização de Irmã Dulce, que se tornaria Santa. “Sempre fui admirador de Irmã Dulce, porque só fez o bem e quando lembro que minha filha, mesmo passando por uma cirurgia que poderia chegar a 8 horas, teve sua audição de volta, tudo isso realizado numa obra deixada por ela, a devoção a ela que foi exemplo para nós só cresceu”, diz Sivaldo Amorim.

Neste contexto, surgiu a ideia de homenagear Santa Dulce no município de Ibitiara, e o vereador mandou fazer o projeto do Santuário, que é composto da imagem da Santa num tamanho de vinte metros, uma capela, velário, fonte, uma ampla área de visitação e um espaço dedicado a memória de Padre Aldo Coppola com um busto do padre. O Projeto, entretanto, é assinado pela Arquiteta Bianca Oliveira e foi entregue por Sivaldo, presidente da Câmara de Ibitiara e pela primeira-dama do município, Silvia Iara, que é muito católica, ao governador Jeronimo Rodrigues, no último sábado 26 de Abril, quando o chefe do executivo baiano participou das festividades da Micareta de Ibitiara.

A proposta já havia sido apresentada ao prefeito de Ibitiara Wilson de Bududa e aos ex-prefeitos Hélio e Niltinho, que são proprietários da área escolhida para construção do santuário, que segundo Sivaldo Amorim é a melhor localização para um vista ampla do santuário na cidade. “O Santuário da Graça Santa Dulce dos Pobres, vai possibilitar a Ibitiara o turismo religioso com a visita de devotos de Santa Dulce e muito mais do que isso, Ibitiara vai retribuir a Irmã Dulce tudo que ela fez e ainda faz por nós, aumentando ainda mais a fé do nosso povo”, finaliza Sivaldo Amorim, que está muito confiante na execução do projeto pela conversa que teve com o governador Jerônimo Rodrigues.