A arborização das vias em cidades, pode influenciar diretamente na qualidade de vida da população, pois, essa  postura oferece diversos benefícios, como: conforto térmico, sombra e a redução da poluição e de ruídos. Esses benefícios contribuem para o equilíbrio físico-ambiental das cidades. A iniciativa foi adotada pela atual gestão municipal em Dom Basílio, que através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensificou o programa de plantio, poda e demais cuidados básicos para que o município pudesse figurar hoje, como destaque regional, estando classificada pelo próprio IBGE, como 1º colocado na microrregião.

Os levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, além de contar pessoas, há algum tempo, realiza também o monitoramento e evolução de posturas ambientais, classificando os municípios de acordo com a quantidade de árvores inseridas nas vias públicas. As inserções de árvores nas paisagens urbanas, dentro do planejamento viário dos municípios, significam mais uma ferramenta de combate às mudanças climáticas. Além disso, a artificialidade e a falta de conexão com a natureza que muitas cidades apresentam estão relacionadas diretamente a diversos problemas de saúde da população.

As árvores nas cidades sempre foram queridas pela população por embelezar os espaços públicos. No entanto, elas contribuem de maneira muito mais ampla, com impacto na sustentabilidade econômica, social e ambiental. De acordo com o próprio prefeito Roberval Meira, que é engenheiro e empresário, “não é difícil perceber que as pessoas são atraídas por ruas ou bairros mais verdes, onde elas preferem viver e trabalhar”.  Ressaltou o gestor que empreende esforços para ampliar o projeto de arborização em Dom Basílio.

De acordo com os responsáveis pelo projeto em Dom Basílio, o título de destaque somente comprova o pensamento da equipe, que entende a importância das árvores nas ruas, auxiliando no conforto térmico e com a sombra, fundamental para amenizar o calor do sertão. “É por todas essas razões que hoje priorizar a arborização urbana é também priorizar a qualidade de vida da população”.

A gestão de Dom Basílio entende ser tendência mundial, priorizar o cuidado com as árvores urbanas. O projeto premiado como destaque do IBGE, consiste em ações de novos plantios, cuidados e manutenção das árvores em vias públicas da cidade e povoados. Desde janeiro de 2017, diversas árvores foram plantadas, existindo um cronograma de poda e cuidados diários. A preparação de mudas que são plantadas em espaços adequados nas ruas e avenidas, obedecem uma seleção prévia de acordo com o porte, resistência a pragas e doenças, adaptabilidade ao clima, sistema de raízes. Além disso, 80% das árvores são de espécies nativas.