“A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer do Município de Boquira está realizando nessa primeira semana do mês de abril eventos culturais, apresentações artísticas, exposições de obras de arte regionais celebrando a cultura forte que o povo boquirense tem. Esse é o inicio oficial das festividades de emancipação. Decidimos por essa abertura, pois, “um povo sem cultura é um povo sem alma”.Resume o principal organizador, Secretário Isac.

“Todo povo tem cultura. Não existe povo sem cultura. Portanto, cultura é tudo o que um povo faz para poder sobreviver e se relacionar com o mundo exterior. Assim, o homem cria uma espécie de muro ao seu redor facilitando o seu relacionamento com o mundo”.

“Cultura é a maneira de falar, de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar e/ou orar, de se comunicar com o mundo. Desta forma essa cultura fica sendo a garantia, a defesa e subsistência da vida de um povo”.

Quando a cultura de um povo é destruída pelo domínio de outra cultura, o povo fica desprotegido culturalmente. Todo o povo só existirá como nação enquanto não perde os seus valores sociais, culturais e religiosos e, não se deixar dominar, destruir, invadir, influenciar por outras culturas. Na medida em que conseguir resistir a sua identidade cultural, ele se fortificará e ficará sendo a razão do existir de um povo que tem cultura própria, porque vive a sua própria identidade cultural. Por isso que se diz: “Cultura é a alma de um povo”. Povo sem cultura é um povo sem alma e sem identidade própria.

   

No final de Semana, acontecem inaugurações, atos cívicos e magnífica festa profana, com atrações que prometem agitar a galera. VEJA NO VÍDEO: