Foi divulgado na última quinta-feira (07), pleo Tribunal de Contas dos Municípios TCM, a notícia de deliberações daquele Tribunal, que multou em R$ 5 mil o prefeito de Tanque Novo, Vanderlei Marques Cardoso (PCdoB), em razão da irrazoabilidade dos gastos com os festejos juninos no exercício de 2017.
O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, afirmou que os gestores devem buscar o patrocínio de empresas privadas para o custeio dessas festividades, mesmo porque são elas as principais beneficiárias dos rendimentos propiciados. A relatoria considerou que as despesas no montante de R$ 584.455,75 violaram os princípios da economicidade e razoabilidade, principalmente pela grave situação de seca enfrentada pelo município, que perdurou durante todo o ano de 2017.
Além dos gastos irrazoáveis, o gestor cometeu diversas irregularidades em procedimentos licitatórios realizados para a contratação de serviços relativos aos festejos juninos. Apesar de ainda caber recurso da decisão, o fato do relator ter decidido que o gestor violou a Lei, é motivo suficiente para diversos questionamentos. Já há notícias de que o prefeito será alvo de novas e mais graves denuncias.