O município de Caturama amanhece em festa nesta data (13 de junho de 2018), completando mais um ano de emancipação política. São 29 anos de história, trabalho e desenvolvimento. Nesse espirito de congratulações e muito entusiasmo, o jovem prefeito do município, Dr. Paulo Mendonça, homem que ao longo da sua vida tem demonstrado todo seu amor por essa terra, vem de público, parabenizar a cidade, seus filhos e moradores nesta data marcante, momento de reflexão e alegria que marca de forma indelével as conquistas de um povo.

Nossa reportagem ouviu o gestor, que muito emocionado, relembrou toda trajetória de lutas da comunidade, citando momentos importantes protagonizados pelos lideres que o antecederam e que foram importantes para que o município pudesse experimentar nos dias atuais, esse estágio de prosperidade e muita confiança no futuro. “ Eu e minha equipe, gostaríamos de parabenizar todos os caturamenses, que com a força do trabalho diário, constroem um novo município, uma cidade cada vez melhor”.

O prefeito que vem se destacando pela postura humilde e trabalhadora, disse ainda, que, “É momento de parabenizar a todos os moradores, muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade em busca do bem-estar comum. Nossa responsabilidade na gestão pública municipal, meu papel, bem como do nosso vice-prefeito Nailson Ramos, da Câmara de Vereadores e de toda equipe é dar sequencia a esse processo de desenvolvimento. Afirmo que é imenso o nosso orgulho de também pertencer a esta cidade, de testemunhar seu crescimento e seu desenvolvimento”. Declara emocionado Dr. Paulo.

Ao finalizar suas breves palavras, o prefeito desejou que cada munícipe seja um ponto de apoio na construção diária, com valores sólidos, semeando ações e colhendo conquistas, buscando no presente o futuro para a cidade e o campo. “Que as conquistas do nosso município sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que a perseverança é luz que ilumina o caminho para uma cidade cada vez mais justa. Parabéns Caturama pelos 29 anos de emancipação política, município de um povo humilde, trabalhador e esperançoso”. Declamou o administrador que tem raízes fincadas nessa terra.

VEJA O VÍDEO EM HOMENAGEM A CIDADE DE CATURAMA: 

ACOMPANHE ALGUNS DETALHES SOBRE O MUNICÍPIO DE CATURAMA:
Visão geral
Caturama é um município do sudoeste baiano que conta com aproximadamente 10 mil habitantes. Emancipada em 1989, Caturama é uma cidade às margens do Rio Paramirim que preserva tradições como festejar em janeiro a festa do Padroeiro Forte São Sebastião. A festa se inicia com a alvorada festiva no dia 11 de janeiro e se estende até o dia 20. Os conterrâneos que residem em outras cidades aproveitam tal data para rever amigos, parentes e conhecidos. Evento este que também é conhecido pela população local, pelo nome de “Janeirão”. A palavra Caturama tem sua origem no nome Catu= boa; rama=sorte, ou seja caturama = boa sorte ¹, sendo que durante muito tempo a palavra Caturama era traduzida como Boa Rama, isto é, Catu= boa e rama=rama, de forma errônea. Porém a partir de estudos mais detalhados, o real significado do nome tupi-guarani, é considerado Boa Sorte.

Primeiros moradores
Os primeiros habitantes da região eram de origem indígena. Precisamente não sabe-se a etnia. Das quais poderiam ser índios Tuxás (ou rodeleiros), falantes da língua Tupi-guarani. Sobre os índios, presentes em grande parte do nordeste brasileiro, antes mesmo da colonização brasileira em 1530 , durante o século XVII tiveram o primeiro contato com homem branco (europeu) nas expedições jesuítas feitas, através dos interesses da Coroa Portuguesa, pela Igreja Católica Apostólica Romana com a intenção de catequizar os povos das terras coloniais. Em 30 de junho de 1887, recebe o título de comunidade, com o nome de São Sebastião, nome desvigorado na década de 1930.

História administrativa e política
Em 1911, devido a Lei Provincial nº 1788, a comunidade de São Sebastião se torna distrito. O primeiro do município de Macaúbas, pois era o mais próximo e maior na época. Depois de muitas outras zonas distritais desmembrar-se, como uma das últimas, no dia 22 de março de 1962 é colocada para fazer parte da criação do município de Botuporã, onde permanece até 1989.
Ainda distrito de Macaúbas, pelo Decreto-Lei nº 11089, tem seu nome renomeado para Caturama, “boa sorte” em tupi-guarani. Por muito tempo, as escolas locais traduziam como boa terra, erroneamente, o que mudou atualmente.
Em 13 de junho de 1989, por meio do voto popular, conclui-se que o distrito tornaria mais um município do Estado da Bahia, desfazendo parte de Botuporã em primeiro de janeiro de 1990. A figura política responsável foi o então ex-prefeito e ex-deputado estadual José Carlos Marques da Silva que apoiou os processos de abertura da construção de um novo município. José Carlos (Zé Carlos) se torna o primeiro prefeito de Caturama. Seguido por Walter Brandão (1993-1996), Salomão Fernandes (1997-2000), novamente José Carlos – se reelegendo em 2004 (2001-2008), Hugo Mendonça – reeleito em 2012 (2009-2016) e, como atual, Paulo Mendonça (2017-2020).

Em 1992, Walter Brandão se torna o primeiro prefeito por voto direto. Em 1996, Salomão Fernandes (PTB) disputa o cargo de prefeito com Antônio Mendonça (PFL) e o vence com 1.313 votos de frente. Em 2000, José Carlos Marques (PSC) vence a chapa composta por Walter Brandão (prefeito) e Claunilton Martins (vice-prefeito). Em 2004, José Carlos Marques (PFL) se reelegia tendo como vice-prefeito Joaquim Augusto Mendonça (PFL) com apenas sete votos de diferença sob a chapa de Hugo Mendonça (PTC) e Auto Brandão – Batinga (PTC). Em 2008, Salomão Fernandes (1962-2010) – (PP) como prefeito e Reinade (PP) como vice-prefeito candidatam a favor da situação e perdem contra a oposição de Hugo Mendonça (PTB) e Walter Brandão (PSB). Em 2012, Hugo Mendonça (PTB), com Hélio da Mata (PSD) vice-prefeito, se reelege pela diferença de 761 votos válidos contra Claunilton Martins (PP) e seu vice Manoel Martins (PCdoB). Em 2016, a mais nova figura política local Paulo Mendonça (PSD) e Nailson Ramos (DEM) – ex-vereador por cinco vezes – vencem Claunilton Martins (PP) e seu vice Walter Brandão (PDT).

Festa de São Sebastião (Janeirão)
A festa que ocorre em homenagem ao padroeiro forte São Sebastião é realizada provavelmente desde o início do século XX como um inicial “baile de leilões”. Mas se torna ‘essa referência toda’ (evento bem visto pelos foliões) na região apenas quando a localidade se torna município e possui o recebimento e captação de verbas públicas para a realização de eventos, como shows musicais e artísticos. Daí surge o nome Janeirão, pelo fato da festa ser realizada em janeiro e fazer o mês muito melhor festivamente.
Durante as comemorações de São Sebastião que ocorrem geralmente nos dias 17, 18, 19 e 20, há uma novena realizada pela Paróquia da Cidade com o apoio das comunidades rurais e de outros municípios, é iniciada na madrugada do dia 11 (na “alvorada de janeirão”) e termina ao amanhecer do dia 20. Durante a celebração das missas, cada dia convida-se uma organização da cidade, como Escolas ou o próprio Corpo de Polícia.

Geografia
Situado no sudoeste (centro-oeste) da Bahia, Brasil, o município é limítrofe à sul com Paramirim, à sudeste com Érico Cardoso, à norte e nordeste com Rio do Pires, à noroeste com Macaúbas e à oeste com Botuporã. Em seu lado leste percorre o Rio Paramirim, fronteiriço, é usado para delimitar parte do território caturamense. O solo é característico de semi-árido. Tem fauna e flora tipicas da caatinga. Durante quase todo o ano, o clima é seco, a temperatura costuma se manter acima dos 30ºC. Entretanto, agradável – com temperaturas amenas, geralmente entre os meses de junho e julho. A falta de chuva, repercute em seca, que é um problema constante enfrentado pelos produtores rurais.