Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social

O CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Érico Cardoso, com o apoio da Secretaria de Assistência e da Prefeitura Municipal, promoveram a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu  no salão nobre da Câmara Municipal, contando com a participação de todos os setores ligados à área, profissionais, representantes dos diversos Conselhos, técnicos e assessoria, autoridades e pessoas da comunidade em geral, representantes de instituições interessadas no aperfeiçoamento e implementação das Políticas de Assistência Social, trabalhadores e usuários do SUAS. 

A secretária de Assistência Social e Soraia Cardoso, parabenizou a todos pela organização da conferencia e pela dedicação dos servidores, que se doam em um projeto que já é destaque na atual gestão municipal. Soraia disse que “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social” foi um tema propício para o encontro desse ano, diretrizes que devem fazer parte do cotidiano de cada profissional da área, que atuam nos serviços municipais da Assistência Social nos seus locais de trabalho com os grupos de usuários por eles atendidos”. Segundo a Secretária, “o papel da assistência é assegurar direitos aos que mais necessitam”.Concluiu. 

O tema proposto, favoreceu a reflexão e enriqueceu os debates. Discutir e propor sobre a situação atual da Política da Assistência Social é dialogar de modo direto com os usuários e com os demais sujeitos envolvidos na execução dessa política em tempos tão sombrios para o Brasil”. destacou  a presidente do CMAS, Paula Cristina Amaral.

A abertura do evento, aconteceu com a execução do Hino Nacional brasileiro, em seguida, aconteceram os pronunciamentos dos participantes  da mesa diretora, apresentações artísticas e culturais e na sequência, a leitura e apreciação do regimento interno, apresentado pela Secretária Executiva do Conselho Patrícia Guimarães. A Palestrante Ana Paula Santos, representando o Governo do Estado, discorreu sobre os três eixos, propostos, possibilitando ao público participante da Conferência a construção de propostas viáveis para o aperfeiçoamento do SUAS.

Os trabalhos tiveram continuidade com a formação dos grupos de discussão, que abordou os três eixos: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado (eixo 1); Politica Pública tem que ter financiamento (eixo 2); A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade (eixo 3). Logo em seguida, a plenária, formalizou a escolha dos delegados que representarão Érico Cardoso, com direito a voz e voto, na Conferência Estadual.

De acordo com a Consultora em Assistência Social, Sandra Neves Silva Lima, “As conferências têm como principal característica reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir sobre as prioridades nas Políticas Públicas, bem como, sobre a garantia de direitos através dessa política. Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão, participam do debate promovido na realização de uma conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências. As conferências não são algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública”. Sandra parabenizou toda a equipe de trabalho, bem como a Secretária e o prefeito do município, pela sensibilidade e extraordinário empenho na pasta, o que segundo ela, resulta em incontáveis benefícios às famílias ericocardosenses.