Ovacionado pela multidão, o pré-candidato prometeu instalar Campus de Universidade Pública no Vale do Paramirim.

A plenária territorial da Bacia do Paramirim, para a discussão de um Programa de Governo do pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT), foi marcada por grande manifestação de apoio de militantes, lideranças partidárias, vereadores, deputados e prefeitos de todo o Vale, que fizeram questão de prestigiar e empenhar colaborações na caminhada que percorre a Bahia, ouvindo as pessoas para que seja apresentado um Plano de governo condizente com a realidade de cada região. Diversas falas enalteceram a iniciativa e apresentaram sugestões de demandas a serem contempladas em Macaúbas e demais municípios da região. “Um dia marcante na arrancada para a vitória do progresso, da competência e pela continuidade do avanço em nossa região. Estamos dando os primeiros passos de forma coerente, discutindo com todos os setores o que é mais importante para o nosso Vale do Paramirim e para a Bahia”. Disse Amelinho (PT).

O Clube Social de Macaúbas ficou pequeno para a multidão que esteve presente para aplaudir a comitiva de Jerônimo, Otto Alencar e Geraldo Júnior, também a ilustre presença do Senador Jaques Wagner. Com o espaço lotado, muitos apoiadores se posicionaram nas imediações e recepcionaram os pré-candidatos com muito entusiasmo. “Esse é um dos muitos encontros com o nosso futuro Governador da Bahia! Fiz questão de vir de Bom Jesus da Lapa, para acompanhar esse início de caminhada, para que a Bahia siga no caminho do progresso e do bem”. Disse João Oliveira. Já na opinião de um dos militantes mais fervorosos do Partido dos Trabalhadores de Paramirim, Manoel Messias (Bidé), “é uma felicidade estar aqui apoiando, para termos um homem do sertão, uma pessoa que sofreu, venceu obstáculos na vida e conhece as nossas necessidades, para dar continuidade ao trabalho de Rui Costa”.

Após ouvir demandas e sugestões importantes, dentre as quais, diversos pedidos de uma faculdade pública nessa região, o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, assumiu o compromisso de levar uma universidade pública e gratuita para o território da Bacia do Paramirim. Durante seu discurso na plenária territorial do Programa de Governo Participativo (PGP), o pré-candidato enfatizou: “Se a demanda que ouvimos ontem e hoje aqui, diversas vezes, é uma universidade nesse território, nós iremos buscar”.

Ainda em seu discurso, Jerônimo afirmou que será preciso diálogo e estudo, diante da situação do país e das consequências geradas pelo atual governo. Segundo o petista, Lula assumirá o Governo Federal com muito mais desafios do que em 2002, na sua primeira gestão. “Nós iremos ter que sentar com ele para saber o que dará para ser feito e o que teremos que priorizar. Se o Lula tiver alguma dificuldade de fazer, a Bahia vai fazer. Extensão da UNEB ou extensão da UESB, nós faremos. Mas eu preciso que vocês nos digam quais são os cursos que nós temos que pensar para este território, que é um território rico, que tem minério, que tem energia eólica e que tem energia solar”, pontuou.

O senador Otto Alencar, pré-candidato à reeleição pelo PSD, destacou, o alinhamento do seu grupo político na Bahia com o projeto de Lula. “O que Lula quer para o Brasil é o que nós vamos fazer na Bahia”. Crítico a pré-candidaturas que não se posicionam sobre a disputa presidencial deste ano, Otto afirmou que “candidato a governador tem que ter carteira de identidade e assumir quem vai apoiar para a presidência da República. A carteira de identidade de Jerônimo é a carteira de identidade de Lula. E quem não tem carteira de identidade não merece apresentar projeto de governo para governar um estado da dimensão da Bahia”, afirmou o senador.

Além do anfitrião, ex-prefeito de Macaúbas Amélio Costa Júnior (Amelinho), que inclusive tem seu nome cogitado para ser candidato a deputado estadual, estiveram presentes o prefeito de Oliveira dos Brejinhos Silvando Brito Santos (Silvinho), de Novo Horizonte Djalma Anjos, prefeito de Livramento Ricardinho, de Rio de Contas Dr. Cristiano, de Dom Basílio Roberval Meira, prefeito de Paramirim Gilberto Brito, de Érico Cardoso Eraldo Félix, de Rio do Pires Gilvânio Santos, de Ibipitanga Humberto Raimundo (Beto), de Botuporã Edmilson Saraiva, além de gestores de outras cidades da Bahia, vice-prefeitos da região, deputados estaduais, deputados federais, ex-prefeitos, vereadores, líderes sindicais, lideranças comunitárias, empresários e gente do povo.