Poucos gestores da região sudoeste, alguns ex-prefeitos e personalidades convidadas estiveram no lançamento da “Frente Integra Sudoeste” O que era considerado um grande e importante encontro, com o intuito de arrebanhar prefeitos e lideranças para discutir planos visando o futuro, na verdade não atingiu os objetivos almejados. Encabeçado pelos prefeitos de Guanambi e Vitória da Conquista, o evento desta sexta-feira (30), em Vitória da Conquista, acabou sendo redefinido para um foco na região no centro sul baiano. Compareceram alguns prefeitos, além de Nilo Coelho e Sheila Lemos, o prefeito de Brumado, de Ituaçu, Barra do Choça, dentre outros de municípios próximos a Conquista. Palestrantes convidados abordaram a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado.

Registrada a participação  do prefeito de Petrolina, em Pernambuco, Miguel de Souza Leão Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e apresentou benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste Brasileiro e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos. Também confirmou presença o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, gestor municipal de Jequié.

Na parte técnica, o professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Roberto Paulo Machado Lopes, abordou questões econômicas regionais, as vocações econômicas e o potencial de desenvolvimento da região em conjunto. Roberto Paulo é mestre em Economia (UFBA) e doutor em Geografia e Planejamento Territorial (Universidade de Barcelona). Tem dois livros publicados e cinco capítulos de livros, boa parte envolvendo estudos sobre a economia de Vitória da Conquista e da região.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, e do prefeito de Guanambi, Nilo Augusto de Moraes Coelho, que é ex-governador da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos, que tendo investimentos, resultariam em ganho para todo o Centro Sul Baiano. Talvez pelo receio de interferências com objetivos políticos eleitorais, a maioria dos prefeitos convidados declinaram em comparecer.