Pesquisas, formatação de projetos, estratégias e composição dos grupos, já fazem parte das atividades políticas visando o pleito do ano que vem.

Agora é pra valer! Apenas um ano nos separa dos últimos dias previstos no calendário eleitoral que determina as convenções partidárias entre 20 de julho e 05 de agosto de 2020. Com isso, já teve início a chamada pré-campanha eleitoral, com o aquecimento dos diálogos, acirramento das disputas e definições internas, a busca estratégica por novas adesões, enfim, o clima de preparação para a disputa pelas prefeituras e vagas nas câmaras municipais, daqui por diante se intensifica.

Esse é o momento de se avaliar o que foi realizado, quais as repercussões positivas e negativas nas ações dos políticos com mandato, bem como para os que militam nas linhas de oposição. Afinal, se aproxima o dia em que a população decidirá pela continuidade ou não, no julgamento democrático das urnas, que definem os rumos de cada município e o destino de políticos experientes ou novatos pelos próximos quatro anos. Em tempos de tecnologia e informações galopantes, com o advento das redes sociais, a pré-campanha pode ser mais importante até do que a campanha propriamente dita, essa durará apenas 45 dias.

Há alguns anos o processo político eleitoral vem experimentando mudanças significativas, com o enxugamento de normas, aperfeiçoamento de posturas, proibições de uma série de condutas e acima de tudo, a modificação radical na forma de condução de uma campanha eleitoral. A expectativa é de que, para 2020, 70% de todo o planejamento, ideias e formatação da disputa, ocorram dentro da perspectiva digital. Pois, o eleitor está cada vez mais antenado com os meios virtuais, preferindo acompanhar o desenrolar das coisas pela internet, mais especificamente pelo smartphone.

Sempre à frente do seu tempo, tida como a marca de maior respeito na região e uma das mais conceituadas do interior baiano, o grupo O Eco, se preparou para os novos moldes, estando organizado para acompanhar de perto, prestando serviços de excelência no que diz respeito à pesquisas de avaliação, intenção de votos, rejeição, apontando deficiências de governos, aspirações das famílias e comunidades, bem como o acompanhamento jornalístico em tempo real, produção/edição de vídeos, documentários, além de todo suporte na área de marketing político digital. Com isso, seguimos nos mantermos no topo em nosso ramo de atividade, inovando formas de Assessoria em comunicação e Marketing.

Embora estejamos há um ano das disputas, a hora de se planejar estrategicamente e reagir às mudanças é agora e  informação é algo indispensável para o sucesso nas urnas. Ao investir em projetos baseados em pesquisas eleitorais, é possível descobrir, por exemplo, quais candidatos majoritários têm viabilidade eleitoral de ser um “puxador de votos” para a chapa proporcional e os lugares onde se concentram o maior potencial de votos. Portanto, se você quer uma campanha eleitoral bem sucedida, fale com os especialistas dos Institutos O Eco e Plataforma 4 Comunicação. Se você está entre os candidatos de primeira viagem, estreantes na política, e anseia disputar o cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de 2020 ou até mesmo se interessa pelo tema como assessor, é provável que ainda tenha várias dúvidas e se questione sobre pesquisa eleitoral.

Buscando esclarecer essas dúvidas, reunimos aqui as principais perguntas dos nossos leitores, que foram enviadas ao longo do tempo em nosso portal de notícias. A ideia é criar um banco de perguntas e respostas para ajudar nossos leitores e interessados em pesquisas eleitorais a entender um pouco mais sobre o tema. Caso você tenha uma dúvida ou pergunta sobre pesquisa eleitoral e não encontrou aqui, por favor deixe nos comentários para que possamos criar um tópico respondendo.

Confira a seguir respostas claras e objetivas sobre pesquisa eleitoral e assuntos relacionados:

Pesquisa Eleitoral é um estudo estatístico realizado através da aplicação de entrevistas com eleitores, realizadas normalmente por amostragem. As pesquisas eleitorais mais simples são utilizadas basicamente para identificação da intenção de votos do pleito em questão, porém, o Instituto O Eco e a Plataforma 4 Comunicação, utilizam de técnicas especiais para obtenção de informações estratégicas para melhor entendimento do quadro político.

Para que servem as Pesquisas Eleitorais? – Quando realizadas por iniciativa própria das empresas de comunicação, servem para informar com transparência a real situação política/eleitoral de momento. As pesquisas eleitorais analisam também fatores decisivos, possibilitando aos candidatos um bom planejamento estratégico. O grupo O Eco, ao longo de sua história, e com apoio de Estatísticos, Sociólogos e demais profissionais gabaritados, desenvolveu uma metodologia especial para cada momento eleitoral.

Desde as pré-eleições, passando pelo ano eleitoral, até monitoramento do período de governo. Através de questionários cuidadosamente elaborados, aplicados e analisados, nossa equipe busca levantar: o perfil ideal (imagem esperada) de candidato; O potencial de cada pré-candidato; As melhores opções de vices e coligações; Os principais assuntos da campanha. Quais os temas que potencializam uma campanha de situação e os que potencializam uma campanha de oposição; Os interesses, problemas, prioridades e expectativas da população; A região e os lugares onde se concentram o maior potencial de votos; Intenção de Votos; Avaliação da Administração.

Quem pode realizar Pesquisas Eleitorais?  Apenas institutos de pesquisas certificados pelos órgãos reguladores (CONRE/CONFE/TSE), empresas comprovadamente idôneas e confiáveis, que estejam rigorosamente em dia com suas obrigações e possuam no seu quadro profissionais graduados, os quais são exigidos pela Lei eleitoral. Quem faz enquetes ou sondagens de opinião para publicação no período de campanha eleitoral está indo de encontro à Lei das Eleições e comete crime eleitoral, podendo ser punido com o pagamento de multa e até prisão. As empresas do Grupo O Eco, estão devidamente registradas nos Conselhos Regional e Federal de Estatística, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possibilitando que todas as suas pesquisas registradas sejam válidas e legais.

Quando devo realizar uma Pesquisa Eleitoral? Existem informações bastante sensíveis, como rejeição/ imagem negativa dos candidato que se não forem identificadas e trabalhadas pelo menos um ano das eleições, provavelmente não haverá tempo hábil para reversão, colocando o potencial de votos em risco. Não existem regras em relação a isso. Recomendamos, porém, a realização de estudos com bastante antecedência. Fazer isso permitirá aplicar Pesquisas de Tracking para acompanhar se as estratégias de marketing político estão no rumo certo.

Por identificar quais são as principais necessidades e problemas de cada comunidade, as pesquisas eleitorais desempenham um papel fundamental no alinhamento dos discursos de palanque, o que é fundamental e pode representar o sucesso ou o fracasso de uma campanha. Se estiver bem informado, o discurso do candidato fará sentido e provavelmente será bem recebido pela população.  Para alinhamento de discurso, e entendimento dos projetos de campanha que devem ser ressaltados e aqueles que devem ser deixados de lado, O Eco aplica um estudo especial denominado PREDITOR DE DEMANDAS.

O valor de uma pesquisa eleitoral geralmente depende de diversos fatores, tais como: tamanho amostral, município de interesse, e tipo de informação que se deseja obter com a pesquisa. No nosso caso, não existe um preço fixo para as pesquisas, uma vez que o Grupo O Eco, na maioria das vezes realiza os levantamentos por iniciativa própria para informa a população e personaliza todas as suas pesquisas de acordo com as necessidades específicas de cada estudo.

PESQUISAS DE TRACKING NA POLÍTICA E NA GESTÃO: Para grupos políticos e gestões municipais, a pesquisa de monitoramento é essencial. Ela é utilizada tanto em períodos eleitorais como fora deles. Na campanha eleitoral, é necessário saber periodicamente se as pessoas estão aprovando as estratégias utilizadas em marketing político. A pesquisa de Tracking eleitoral é decisiva para mudanças de estratégias dentro de um pleito. Fora do período eleitoral, ela é utilizada para ajudar a definir quais são os melhores candidatos disponíveis em um partido.

Além disso, a pesquisa de Tracking na política ajuda os grupos a saberem quais são as maiores falhas da oposição. Tanto na política como no mercado corporativo, as pesquisas de monitoramento também são feitas com concorrentes. Para ser eficaz, esta modalidade de pesquisa necessita ser feita por um Instituto de Pesquisas responsável. A metodologia e análise de dados têm que ser feitas com critério. Além disso, cada caso deve ser analisado separadamente para se criar a metodologia correta.