Após 14 anos, o reservatório verteu no dia 08 de janeiro de 2022 quando atingiu seu nível máximo máximo de armazenamento. No último sábado voltou a verter atraindo muitos curiosos.

Inaugurada em 1983, a barragem Luiz Vieira em Rio de Contas atingiu seu nível máximo no último sábado (24). Segundo informações, foi a primeira vez que a barragem sangrou duas vezes no mesmo ano, visto que em 08 de janeiro de 2022 ela já havia atingido o nível máximo, atraindo visitantes, curiosos em contemplarem o fenômeno que não ocorria há 14 anos. Ao longo de todo final de semana, muitos populares voltaram a comparecer no sangradouro para visualizarem o volume de água excedente descendo serra abaixo. A barragem que abastece os municípios de Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio comporta 99.353.000 m³. Além uso doméstico, a água da barragem é de fundamental importância para a fruticultura.

Estudos indicam que desta vez, o reservatório atingiu um volume de 99.114.802 m³, que equivale a 99,76% da sua capacidade total. A expectativa era grande nos últimos dias, com as fortes chuvas que têm caído na cidade e região. A barragem é de extrema relevância na irrigação de centenas de lotes de terra, principalmente em Livramento de Nossa Senhora, importante polo fruticultor.