Hermes Lima é lembrado como defensor dos princípios democráticos e dos direitos individuais em um período tumultuado da história brasileira.

Em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores e autoridades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na manhã da quinta-feira (19), a Universidade Corporativa (Unicorp) passou a se chamar Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, uma homenagem póstuma ao professor, jornalista, advogado baiano e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, Hermes Lima, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), além de suas funções como professor, jornalista e advogado, ocupou os cargos de Primeiro-ministro do Brasil e ministro das Relações Exteriores. Sua trajetória política incluiu posições como Deputado Estadual e Deputado Federal. Ele, também, deixou um legado literário notável, com obras como “Introdução à Ciência do Direito” (1944), “Lições da Crise” (1954) e “O Construtor, o Crítico e o Reformador na Obra de Rui Barbosa” (1958).

Na abertura da solenidade, o Presidente do TJ-BA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, avaliou a iniciativa como “uma medida ímpar de fortalecimento e valorização da memória institucional de todo o Poder Judiciário”. O Presidente do Judiciário baiano reforçou a necessidade de combater o fenômeno do esquecimento coletivo e finalizou com um breve destaque aos marcos da biografia do homenageado. “Celebramos um resgate histórico, propiciado pelas iniciativas do TJ-BA para a sociedade baiana. Isso por causa de uma atitude positiva do Presidente Nilson Soares Castelo Branco que tem velado pela memória do Poder Judiciário.É um resgate importante para que, em nível nacional, se conheça o que realmente representa o Tribunal mais antigo das Américas”, disse o diretor-geral da Unicorp, desembargador Mário Albiani Júnior.

“Hermes Lima é lembrado como defensor dos princípios democráticos e dos direitos individuais em um período tumultuado da história brasileira. Sua coragem para enfrentar o regime militar e sua contribuição para o desenvolvimento do sistema jurídico brasileiro o tornam uma figura histórica importante”, relembrou o desembargador Albiani Júnior.
Participaram da Mesa de Honra do evento, além dos já citados, a procuradora de Justiça Elna Leite Ávila Rosa, representando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti; o Desembargador aposentado Lourival Almeida Trindade, ex-presidente do TJBA; e o desembargador aposentado e ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Furtado.