Antes de janeiro de 2024, Jerônimo disse esperar uma definição que possa unir os dois pré-candidatos da base em uma só chapa. Resta saber que vai ser vice.

Até o momento, as coisas seguem sem definição na base do Governador Jerônimo no que diz respeito à uma chapa única para disputar a prefeitura com a atual prefeita Sheila Lemos em Vitória da Conquista. Tudo parecia caminhar para o anúncio de Waldenor Pereira, quando veio à tona as pesquisas, tendo maior repercussão o mais recente levantamento estatístico do IPOP que em parceria com o jornal O Eco, indicaram Lúcia Rocha na liderança das intenções de voto. Em podcast do PT, Jerônimo admitiu o impasse e a situação delicada, com os seus pré-candidatos irredutíveis sobre a posição de cabeça na chapa. Afirmando que “combinou o jogo” por lá, Jerônimo deixou claro que deu prazo até dezembro para uma definição entre Lúcia e Waldenor, desde que seja uma única chapa.

Depois das pesquisas e de muita articulação, inclusive ventilada na semana passada, a possibilidade de dar a Lúcia uma vaga como deputada estadual, uma vez que ela é primeira suplente do MDB, para que desista da corrida como candidata a prefeita, os bastidores estão literalmente quentes com o afunilamento das negociações que seguem a todo vapor. Como bem definiu Jerônimo, tudo deve ser decidido antes do raiar de sol do dia 1º de janeiro de 2024. Ele (Jerônimo), disse que não deseja ter dois candidatos da base em uma cidade que tem segundo turno e oferece risco nas eleições municipais. Por outro lado, há quem acredite que, com Lúcia na liderança e Waldenor posicionado em terceiro lugar, pontuando bem, a parada será muito difícil para a prefeita, mesmo estando com o poder e em segundo lugar. Pois mesmo persistindo as candidaturas independentes de Lúcia com uma margem de 31 pontos e de Waldenor com cerca de 17%, Sheila teria que fazer malabarismos para superar os dois em um eventual 2ªº turno. Hipoteticamente, considerando os números atuais,, a junção dos candidatos ligados ao governador somam hoje (48%), contra um percentual de 21% da prefeita Sheila Lemos (com base nos números divulgados pelo IPOP e pelo Jornal O Eco). Isso significa que em se mantendo a tendência, o favoritismo é da oposição, no caso, os pré-candidatos do governo do estado.

VEJA CORTE DO POD13:

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) busca avançar nas articulações. Agora resta seguir os passos do governador Jerônimo Rodrigues Souza que defende a unidade com a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro. No PODCAST Pode13 com Emiliano José, Jerônimo fez um balanço sobre a visita em Vitória da Conquista e comentou sobre o momento político. “Eu preciso de unidade. Eu não posso ter dois, três candidatos em um município que tem segundo turno eu não posso correr risco”, afirmou o chefe do Executivo Baiano que ainda revelou: “então chamamos para responsabilidade, combinamos o jogo lá, eles vão continuar dialogando”.