Prefeito Humberto Rodrigues (Beto) deve enviar à Câmara projeto inovador, que promete iluminar os caminhos na cidade e povoados rurais com a tecnologia de LED.

A Prefeitura de Ibipitanga vai apresentar nos próximos dias, um dos mais importantes projetos para investimento em eficientização da iluminação pública, que envolve a modernização d e todo o sistema existente, incluindo a substituição de todas as luminárias antigas (vapor de sódio e de mercúrio) por tecnologia LED. Tudo isso baseado em estudos que comprovam a melhoria dos serviços, melhor benefício para a cidade e menor custo, sendo que através de uma parceria com o Banco do Brasil, que acredita no projeto, garante o investimento, que será pago em suaves parcelas, cujo valor será equivalente ao economizado com o novo sistema.

VEJA REPORTAGEM EM VÍDEO:

O prefeito Humberto Rodrigues (Beto), destacou que o investimento na eficientização do sistema público de iluminação, será colocado para apreciação da Câmara Municipal, para que os vereadores conheçam as vantagens, cada detalhe e benefícios dessas inovações e aprovem a parceria, que já recebeu parecer favorável de especialistas consultados quanto ao investimento na melhoria da qualidade de vida da população. “Esta parceria do município com o Banco do Brasil, representa mais economia para o município, mais durabilidade ao sistema e mais segurança para o cidadão, quesitos que a gestão trata como prioridade”, argumentou o chefe do Executivo. Segundo ele, as lâmpadas LED têm uma vida útil de 50 mil horas, enquanto que as comuns duram menos de 20 mil horas, com consumo elevado de energia em relação à tecnologia LED.

De acordo com a engenheira elétrica Naiana da Secretaria de infraestrutura, especialmente nesse momento de grave crise hídrica no país, com risco inclusive de apagões, a ideia de inovar com inteligência veio em boa hora, “O objetivo do projeto é permitir que todas as luminárias da cidade tenham uma tarifa de energia menor e, ao mesmo tempo, um consumo mais eficiente. É uma transformação que pode mudar a cara da cidade, um divisor de águas, deixando para trás a tecnologia ultrapassada e iluminar os caminhos para o futuro”. Enfatizou ela, ressaltando que em sendo aprovado, o processo terá início pelas grandes avenidas, seguindo pelas ruas, chegará aos bairros e em seguida aos povoados rurais, cumprindo um planejamento já elaborado, que trará muito mais conforto, segurança e qualidade de vida para a população.