Levantamento estatístico do IPOP em parceria com o Jornal O Eco, reflete surpreendente favoritismo da vereadora Lúcia, estando à frente da atual prefeita Sheila Lemos que surge em 2º e do deputado Waldenor Pereira que aparece como 3º colocado na corrida pela prefeitura em 2024.

Uma pesquisa realizada por iniciativa própria pelas empresas Conquista Comunicação – IPOP Pesquisas, em parceria com o já consagrado Jornal  e Instituto de Pesquisas O Eco, revela uma verdadeira reviravolta no cenário político de Vitória da Conquista, indicando que se a eleição municipal marcada para outubro de 2024 fosse hoje, a vereadora Lúcia Rocha (MDB), iria para um provável 2º turno, para disputar com a atual prefeita Sheila Lemos Andrade (UNIÃO BRASIL), ficando de fora o atual deputado estadual Waldenor Pereira (PT), que aparece em 3º Lugar no levantamento estatístico.

Apesar de poucos Institutos terem divulgado pesquisas de intenção de voto com vistas ao pleito municipal do ano que vem, a concepção que se tinha, era de uma suposta disputa entre a prefeita Sheila e o pré-candidato Waldenor Pereira, que até aqui deseja ser o candidato do grupo de Jerônimo governador. Ocorre que, os números trazidos à tona pela pesquisa do IPOP em parceria com o Jornal O Eco, mostram a vereadora Lúcia Rocha, também aliada do grupo de Jerônimo e Geraldinho, que antes era cobiçada para ser vice de Waldenor e também desejada pela própria Sheila para compor a chapa, na verdade surge liderando as intenções de voto como pré-candidata a prefeita, tanto na questão espontânea (quando não são apresentados nomes de pré-candidatos) como estimulada (quando os pesquisadores apresentam uma relação dos prováveis candidatos), nesta, Lúcia abre 9,9% de vantagem para a 2ª colocada, a atual prefeita e pré-candidata à reeleição.

A pesquisa avaliou ainda os índices de aprovação da atual gestão, revelando números não muito animadores. Sheila Lemos, recebeu aprovação de 19,5% dos entrevistados que avaliaram a gestão ótima ou boa. Uma parcela de 38,2% considera regular e 41,4% classificam como ruim ou péssima. 0,9% dos entrevistados, não souberam ou não quiseram opinar. Quando indagados se Vitória da Conquista melhorou, está na mesma ou piorou com a atual gestão administrativa, 21,8% dos entrevistados afirmam que melhorou, enquanto 44,1% dizem que o município está na mesma e 31,9% acham que o município piorou na gestão da atual prefeita. Uma parcela de 2,3% não soube ou preferiu não opinar.

O levantamento estatístico realizado por iniciativa própria das empresas, com o objetivo de divulgação pública, mediu além das intenções de voto em nomes de prováveis pré-candidatos, os índices de rejeição atribuídos a cada um dos citados. Além disso, a pesquisa avaliou as perspectivas dos entrevistados, sobre quem teria mais chances de vencer as eleições municipais para prefeito de Vitória da Conquista no pleito de outubro de 2024.

A pesquisa foi realizada pelo IPOP INSTITUTO  DE PESQUISAS – Conquista Comunicação e Marketing Ltda – CNPJ 52.311.160/0001-55 CONRE N. 8635, em parceria  com O  Eco Comunicação e Marketing CNPJ 11.134.397/0001-20. CONRE 8377. Trabalho de campo, coleta de dados, ocorreu entre os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2023, na sede e área rural do município de Vitória da Conquista, ouvindo  662 pessoas pelo sistema de amostragem estratificada com alocação proporcional. Intervalo de confiança é de 95%, ou 0,05 de significância. Erro padrão 3% – Profissional Estatística Responsável: Daniela Alves Ferreira Sacramento- CONRE nº 8032.