Lídice da Mata é a segunda e candidato de ACM Neto (Bruno Reis) só aparece em terceiro no levantamento do Paraná Pesquisas/Bahia Notícias.

A segunda rodada de pesquisas realizada pelo Bahia Notícias em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas aponta que o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) lidera a corrida eleitoral de 2020 em Salvador em todos os cenários estimulados, quando são citados os nomes dos possíveis postulantes ao Palácio Thomé de Souza. Em um universo com 10 nomes, Isidório varia como opção entre 15,6% a 16,1% e com 25,5% das intenções de voto quando o cenário testado é reduzido a até cinco nomes. A primeira pesquisa foi realizada em fevereiro de 2019 (veja aqui) e não é possível traçar paralelos diretos entre os números por trazerem diferentes candidaturas.

O resultado do primeiro disco estimulado de pesquisa apresenta os nomes de Isidório, com 15,6%, Lídice da Mata (PSB), com 13,4%, Bruno Reis (DEM), com 12,9%, Nelson Pelegrino (PT), 8,5%, Alice Portugal (PCdoB), 8%, Irmão Lázaro (PL), com 7,4%, Guilherme Bellintani (sem partido), 5,7%, João Carlos Bacelar (Pode), com 2,5%, Geraldo Jr. (SD), com 2,2%, e Fábio Vilas-Boas, com 1,5%. Para 18,1% dos entrevistados, nenhum desses nomes merece o voto para prefeito de Salvador, enquanto que 4,2% não souberam. Veja:

O levantamento BN/ Paraná Pesquisas testou o mesmo cenário, porém substituindo o atual vice-prefeito Bruno Reis pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, ambos citados como possíveis candidatos a prefeito pelo DEM. O titular da SMS fica com 7,3%, em sexto na corrida, enquanto Bruno Reis ficaria em terceiro no ranking. Neste caso, o percentual de Isidório cresce um pouco, assim como outros percentuais sofrem alterações. O deputado federal do Avante chega a 6,1%, Lídice a 13,6%, Alice a 9,2%, Pelegrino a 8,3%, Irmão Lázaro a 7,8%, Bellintani a 6,3%, Geraldo Jr. a 3,1%, Bacelar a 3% e Vilas-Boas a 1,6%. O número de pessoas que não votaria em nenhum dos nomes subiu para 19,6% e 4,2% não souberam. Veja:

A pesquisa ouviu 808 eleitores entre os dias 15 e 18 de agosto e tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5%. Como se não bastasse o cenário distópico em que o Brasil é governador por Jair Bolsonaro (PSL) – algo improvável de ser pensado há alguns anos -, a pesquisa Bahia Notícias/ Paraná Pesquisas apontou a possibilidade de o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) poder ser eventualmente favorito para a prefeitura de Salvador. Falta muito tempo para a corrida eleitoral, porém essa “liderança” de Isidório, ainda que transitória, sinaliza que não vivemos em um país de amadores: quando você acha que não pode ser surpreendido, sempre é possível cair da cadeira.