Governo do estado disponibilizou 1.061 sacas e a prefeitura adquiriu com recursos próprios, outras 1.000 sacas, perfazendo um total de 120 toneladas de grãos, que serão distribuídos por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques.

O prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Silvando Brito Santos (Silvinho), comunicou em vídeo, através das redes sociais, que a gestão “Amor e Trabalho”, em parceria com o Governo Estadual, iniciado nesta segunda-feira (22), para cadastramento de produtores rurais que desejam adquirir milho para alimentar seus rebanhos. Além de esclarecer os procedimentos adotados para uma distribuição justa, o Prefeito informou que essa é mais uma ação importante de combate aos efeitos da longa estiagem que afetou o município, impactando de forma severa, as famílias de produtores, que sofrem para recuperar seus rebanhos. Silvinho informou que o cadastramento está sendo realizado de forma presencial, e a logística de distribuição obedecerá um prévio planejamento, que irá facilitar a chegada das sacas aos produtores. Os atendimentos permanecerão enquanto durarem os estoques

Sempre preocupado em dar suporte a todos os segmentos da sociedade, o prefeito duplicou a quantidade que seria distribuída, buscando atender maior número possível de produtores, cujos rebanhos estão fragilizados. Silvinho aproveitou para agradecer mais uma vez ao governador Jerônimo por tudo que faz pelo povo de Brejinhos e explicou que para ter direito a receber ao alimento, os agricultores devem ser proprietários de rebanhos bovinos, caprinos ou ovinos, além de estarem inscritos no programa Garantia Safra e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que substitui a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e dá acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento.

Ainda segundo o prefeito, o cadastramento será feito nos dias 22 e 23 de janeiro, sendo que os atendimentos serão realizados enquanto durarem os estoques de milho. “Foi uma solicitação nossa para o Governo do Estado, no intuito de ajudar o produtor rural a conviver melhor com os terríveis efeitos da seca. Ainda existem muitos animais com pouca disponibilidade de alimento nas fazendas, pois só começou a chover agora”, explicou Silvinho. Com esse gesto, fica mais uma vez evidenciada a sensibilidade e compromisso da atual gestão, em socorrer nos momentos difíceis, aqueles que necessitam de suporte do poder público municipal.