Disputa pelo comando da Casa Legislativa aconteceu na última sessão do ano, nesta sexta-feira (09). Com o placar de 06 votos favoráveis, 04 votos contra e 01 voto em branco, Fernando Rogério Viana, segue à frente do legislativo até o fim do mandato da atual gestão.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), na sala das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Paramirim, a última reunião do segundo período legislativo de 2022, com a presença de todos os edis, servidores, imprensa e convidados, os trabalhos ocorreram dentro da harmonia e tranquilidade de sempre, em um clima amistoso e democrático. Nesta sessão, os vereadores disputaram a eleição interna que revelaria o formato da mesa diretora para o biênio 2023/2024, a iniciar-se em fevereiro próximo.

A princípio, acreditava-se em uma chapa única, com algumas mudanças de membros da mesa. No entanto, nos últimos dias, lideranças da oposição se movimentaram no intuito de angariar votos e laçar uma chapa para a disputa. Muitos boatos circularam sobre eventuais assédios à vereadores da situação e supostas negociações de cargos no intuito de que fosse equilibrada a disputa, uma vez que, o grupo da situação possui maioria na Casa. Fato é que, ao final, foram oficializadas duas chapas para a disputa. A chapa 01 com os mesmos componentes da atual mesa concorrendo, inclusive o presidente Nanando. A chapa 02 foi encabeçada pelo vereador oposicionista Orlando Flor e Silva, tendo como candidata a vice-presidente a Vereadora Cleuziomar Lima (Márcia).

A disputa transcorreu de forma tranquila, apesar das expectativas de quem acompanhava de forma presencial ou online. Todo o rito foi seguido de maneira transparente, sendo declarada vencedora, ao final dos escrutínios e soma dos votos, a Chapa 01 que permanecerá inalterada: Presidente Fernando Rogério Oliveira Viana (Nanando); Vice-presidente Aguinaldo Oliveira; 1º Secretário Antônio Francisco (Toninho da Farmácia); 2º Secretário João Batista (João de Jorge). O resultado de 6 X 4 não surpreendeu, pois, toda a comunidade conhece o atual quadro político de Paramirim, que também se reflete na Câmara, onde o grupo situacionista também é forte e coeso. Único fato no mínimo estranho, apesar de democrático, foi o voto em branco de alguém que demonstrou desinteresse, ignorância ou falta de posicionamento político definido, isso certamente será cobrado pelos eleitores.

Após aclamado o resultado, em seus comentários finais, todos os vereadores parabenizaram o presidente e a chapa vencedora, em um gesto de civilidade e de respeito às normas. Vale ressaltar, que ao acompanhar a sessão, nossa reportagem percebeu o enorme carinho, respeito e admiração da maioria dos edis para com o presidente da Casa, que conseguiu gerir com transparência, responsabilidade e firmeza, recebendo elogios inclusive, da oposição que cumprindo o seu papel, concorreu e perdeu as eleições por não possuir votos suficientes. O vereador João de Jorge, fez questão de enaltecer a honestidade do presidente, enquanto a vereadora Márcia, que inclusive foi opositora, disse repudiar o voto em branco na escolha dos componentes da mesa diretora “se fosse chapa única, eu votaria com o senhor presidente, que sempre acolheu nossas reivindicações e conduziu bem os trabalhos da casa. Jamais eu deixaria meu voto em branco em uma eleição tão importante desta Casa”. Disse a parlamentar. Ao encerrar a sessão, o presidente agradeceu a todos servidores, colaboradores e aos edis, por mais um período de trabalho em prol da população, convidando os presentes para um coffee breack de confraternização.