Na manhã dessa quinta feira dia 30/03, na Governadoria, o Governador Ruy Costa recebeu em audiências os prefeitos e secretários dos municípios membros do consorcio de saúde de Brumado para definir os termos de funcionamento da Policlínica e Hospital. É mais um grande avanço na assistência de saúde principalmente nos procedimentos de Média e Alta Complexidade – MAC.

Por volta das 10h30, na sala de reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia CAB, o governador assinou protocolo de intenções com prefeitos da região, ficando assim formalizado oficialmente o Consórcio Intermunicipal de Saúde com sede em Brumado, tendo a coparticipação dos municípios da região que aderiram. Dentre os quais, estão: Boquira, Botuporã, Érico Cardoso, dom Basílio, Rio do Pires, dentre outros.

Os consórcios de Saúde constituem-se em associações públicas regionais de natureza autárquica, ou como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos. A sua formação definiu os municípios como os principais executores das políticas de saúde. Entretanto, historicamente, eles não possuem as verbas necessárias para custearem esses serviços sozinhos. Os Consórcios de Saúde surgiram como uma alternativa para os municípios melhorarem o acesso à saúde para sua população.

Como deve funcionar essa união dos municípios em blocos?

Os prefeitos da região que integram o Consórcio de Brumado, são chamados para conhecerem o projeto dos consórcios. Uma policlínica de 12 milhões é oferecida pelo Estado, com todos os equipamentos, para funcionar, no caso, na cidade de Brumado (uma policlínica padrão deve atender uma região de 500 mil pessoas).

O Valor de manutenção da policlínica (em média R$ 700 mil) é dividido entre os municípios participantes do consórcio. Os municípios têm que garantir o funcionamento de seus postos de saúde, UPA e Hospitais, sendo os pacientes mandados para a policlínica só após passarem por um médico em seu município.

Os municípios consorciados podem escolher entre os dois tipos de policlínica com especialidades como tomografia, radiologia e biópsia, além de poderem oferecer serviços de deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.

Feliz com a efetivação do consórcio, o atual Secretário Municipal de Saúde de Boquira, Alan França, comemorou nas redes sociais: “Parabéns a todos os membros do consorcio pela decisão acertada que com certeza irá melhorar muito o acesso da população aos serviços de saúde!.