Roberval de Cássia Meira, um dos gestores que mais realizou na história da administração municipal, obteve mais uma recomendação do Tribunal de Contas, pela aprovação do exercício de 2022.

É óbvio para a população e para a imprensa, que a obrigação de um bom gestor é ter as suas contas aprovadas pelos órgãos fiscalizadores. Isso demonstra competência e responsabilidade para com a administração dos bens e recursos públicos. No entanto, ter as contas aprovadas fazendo apenas o essencial, sem ousar crescer, sem promover o desenvolvimento, sem grandes obras, apenas se apegando a um limitado modelo de governança é muito fácil.

Difícil é ser um dos prefeitos que mais realizou no primeiro e nesse segundo mandato, construindo um futuro de progresso, promovendo o bem estar na sede e todas as localidades rurais, utilizando recursos próprios e firmando convênios, parcerias com outras instâncias, para ao final, ter reconhecida a lisura e transparência de suas ações, não é para todos. Por isso, a satisfação e sentimento do dever cumprido do prefeito de Dom Basílio, Roberval, o Galego.

Na sessão desta terça-feira (23), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendaram, à Câmara de Vereadores, a aprovação das contas da Prefeitura de Dom Basílio, da responsabilidade do prefeito Roberval de Cássia Meira, relativas ao exercício de 2022. A aprovação pelo colegiado, engloba tanto as contas de governo quanto as de gestão. A despesa total com pessoal representou 48,20% da receita corrente líquida do município, cumprindo, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação aos índices constitucionais e legais, o prefeito investiu 25,68% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, superando o mínimo exigido de 25%, e utilizou 77,79% dos recursos provenientes do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, atendendo ao mínimo de 70%.

Sereno e evidentemente feliz, o gestor externou sua satisfação satisfação, primeiramente pelo reconhecimento popular em relação ao trabalho desenvolvido, como indicam pesquisas de avaliação da gestão, bem como, por estar dentro do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal na condução do seu segundo mandato. Roberval, enalteceu os investimentos realizados em prol da população. “A aprovação das minhas contas ao longo de dois mandatos, é reflexo da responsabilidade de toda a nossa equipe no que diz respeito à correta aplicação dos recursos. Evidente, que a cada avaliação pelo TCM, sempre gera expectativas nos prefeitos e essa notícia é sinal de que o trabalho realizado em favor do povo de Dom Basílio, continua no caminho certo, priorizando as políticas públicas essenciais para uma melhor qualidade de vida para os munícipes”, comemorou o prefeito.