A Romaria de Bom Jesus da Lapa vai, finalmente, ser reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia pelo governo Rui Costa(PT), a cerimônia será realizada no dia 6 de agosto, no dia principal dos festejos ao Bom Jesus da Lapa, data que Rui vai estar cumprindo agenda no município.
Situado às margens do Rio São Francisco, no Oeste da Bahia, a 777 km de Salvador, o santuário foi eleito a primeira das sete maravilhas do Brasil numa pesquisa feita pelo sítio da internet 7 Maravilhas Brasil. E recebe durante o ano todo cerca de 1,8 milhão de romeiros. Isso torna a cidade o terceiro maior ponto de atração do turismo religioso do país, atrás de Aparecida (São Paulo) e Juazeiro do Norte (Ceará).
O morro de pedra calcária e suas galerias de grutas foram descobertos em 1691 pelo português Francisco de Mendonça Mar, que havia saído a pé de Salvador, pelo sertão, com uma imagem do Jesus crucificado e outra de Nossa Senhora da Soledade, de acordo com os registros históricos do lugar.
Compartilhe... Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone