Para quem estava aguardando a notícia oficial, a confirmação veio ontem (15) de que na verdade a folia já começou nos preparativos para o maior carnaval da Chapada e região. Algumas das atrações já estão sendo divulgadas, sendo que muitos outros nomes serão confirmados no decorrer da semana. O certo é que a folia tamanho G, com megaestrutura, palcos profissionais, sonorização, programação diversificada e a galera top, farão a alegria da festa que promete atrair mais milhares de pessoas, para a mais aconchegante cidade. Rio de Contas convida os foliões para a maior festa de momo.

Como já era de se esperar, fortalecida pelo incentivo decisivo do poder público municipal e parceiros, a folia em Rio de Contas, já é a mais procurada nesta época do ano. A ordem é buscar aconchego nos dias de festa nas casas, acampamentos, pousadas, reunir os amigos e se divertir! Para quem já se programou, a diversão é garantida. Conforme prometido pelos organizadores, a expectativa é de mais uma festa com força para manter a tradição e envolver a comunidade e turistas de diferentes partes do mundo.

Não somente o pessoal envolvido diretamente na organização do evento, como chefes de caravanas, juventude estudantil e a galera festeira de todos os cantos já se mostra ansiosa e externa essa expectativa nas redes sociais, aumentando o clima de alegria e entusiasmo. Funciona até como uma forma de atrair mais visitantes, sem falar que o carnaval em Rio de Contas já é tradicional, com uma programação para todas as idades, fantasias, baile de máscaras, marchinhas, lavagem do coreto, dentre outras atividades para a criançada se divertir, além dos dois espaços para shows e a vila gastronômica.

A cidade histórica de Rio de Contas, além das suas belezas naturais e culturais, é também reconhecida por seu tradicional carnaval de rua, com desfiles de blocos caricatos que contagiam foliões de diversas regiões do país e do mundo. O carnaval na cidade tem espaço para todo tipo de música, desde as tradicionais marchinhas e sambas, passando pelo pop rock e a predominância do  axé, que durante cinco dias, marcam o ritmo da festa.

Os foliões já estão preparando as fantasias para participar do carnaval 2019 em Rio de Contas. “O modelo de carnaval baiano lá da capital, ancorado em abadás e trios, vem perdendo espaço ano a ano para a folia de rua, em praça pública, protagonizada pela sociedade civil, em um movimento democrático e espontâneo que tem em Rio de Contas, seu principal marco”, conta Vanusa, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

A Prefeitura busca a contratação de bandas musicais e artistas famosos, bem como, das já tradicionais orquestras e grupos da terra, que fazem a alegria no palco alternativo para os amantes das marchinhas.  Toda a infraestrutura de segurança, higiene, organização do trânsito, orientações e acolhimento em vários pontos da cidade, também já está assegurada pela administração local.

A empolgação e a paixão pela terra, já virou música de carnaval, que encanta nativos e visitantes, com a história do lugar. (Veja áudio):

Musica Rio de Contas

Toda equipe da Tv/Jornal O Eco, já se posiciona, com repórteres, equipamentos e muita disposição, para embarcar nesta folia, levando até você os bastidores, camarins, o que vai rolar nos palcos, blocos, nos desfiles, bailes, nas residências e no meio do povo na pipoca, com os melhores momentos da festa de momo. Então, nos aguardem, porque quando o carnaval chegar nós seremos samba, axé, festa e folia!

VEJA VÍDEO: