” O sonho que se sonha só é só um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade”. Foi com esta citação de Raul Seixas, na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação das instalações do Hospital Municipal de Rio de Contas, que o prefeito Cristiano Azevedo resumiu a saga dos “construtores de sonhos” em prol da sua reestruturação.

O evento foi um marco histórico para a comunidade rio-contense. O ato simbólico que autorizou o início das obras aconteceu na manhã de hoje (6), no pátio do hospital. Estiverem presentes, políticos, profissionais de saúde, secretários municipais e membros da sociedade civil.

Emocionado o prefeito Cristiano Azevedo, que também é médico de formação, lembrou: ” foi neste hospital que comecei minha história profissional em 2001. Saí da colação de grau e vim direto trabalhar aqui. Foi meu primeiro emprego”.

A secretária Municipal de Saúde Sara Lafetá declarou que nunca viu profissionais de saúde tão comprometidos como os de Rio de Contas. “Mesmo com poucos recursos, todos fazem o melhor que podem para atender bem às pessoas que necessitam de cuidados médicos “.

Cerca de 80% da população de Rio de Contas é usuária dos serviços oferecidos no HMRC. Diariamente 60 pessoas são atendidas no hospital que vão em busca de algum tipo de procedimento ou consultas.

O HMRC dispõe de cinco ambulâncias para o transporte de pacientes. A principal unidade de saúde municipal oferece os serviços de clínica geral, consulta cirúrgica, fisioterapia, teste da orelhinha e pequenas cirurgias. As obras de reestruturação, que serão executadas com recursos próprios, devem ser concluídas até o final desse ano.

História

O projeto de construção do Hospital Municipal de Rio de contas foi idealizado pela professora aposentada Evelina Trindade e viabilizado pelo engenheiro Antônio Brasil Trindade. Sua inauguração ocorreu em 16 de março de 1999.

FONTE: ASCOM-Prefeitura de Rio de Contas