Na encantadora Rio de Contas, porta de entrada para a Chapada Diamantina, as festividades juninas também são destaque há décadas. Moradores preservam a tradição na sede do município e também nas diversas localidades da área rural, fogueiras acendem a alegria, comidas típicas da época, brincadeiras e ritos avivam o folguedo, que se multiplica pelos lares riocontenses, desde o mais humilde ao mais abastado, as reuniões em família, quentão e leitoa assada, marcam as noites frias, aquecendo os corações que revivem a cada ano, momentos inesquecíveis nas festas Juninas.

Buscando manter a tradição e ofertar o lazer de qualidade, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da BAHIATURSA, organiza com carinho o charmoso arraiá da sede, que historicamente recebe os casais de todas as idades, jovens enamorados, visitantes da região e até de outros estados, para curtirem na paz, com muita animação as apresentações folclóricas e dançarem agarradinhos o xote, baião e arrasta-pé, que vai até o sol raiar.

Além de toda estrutura profissional, sonorização de qualidade, ornamentação nota dez, a prefeitura coloca no palco da festança na edição 2019 do São João na Sede: Ed Rossi; Arthur Coelho; Najara Paiva; Trio Aconchego; Zé de Salvador e a Banda Xodó da Bahia, dentre outras atrações locais. A moçada já se prepara para arrastar o pé na Praça da Matriz, onde, nos dias 20, 21, 22 e 23, os forrozeiros se encontram para festejarem com animação a festa de São João.

Já no Distrito de Marcolino Moura, a multidão se reúne para curtir no maior arraiá junino do município. Ali o couro come, a sanfona chora, a tradição de renova, jovens, adultos e idosos brincam quadrilhas, participando ativamente do evento que a cada ano se agiganta, tornando-se referência e ponto de convergência de forrozeiros da região. O arraiá 2019 de Marcolino Moura, mais uma vez receberá toda atenção da Prefeitura Municipal, que através da comissão organizadora, prepara cada detalhe, com belíssima ornamentação, atrações de renome, palco profissional e todos os elementos necessários à segurança e conforto dos participantes que brincam em harmonia.

O prefeito Dr. Cristiano, coordena pessoalmente os eventos festivos, preocupado em valorizar a cultura, mantendo a tradição, que garante o acesso de todos, o lazer sadio, grandes confraternizações de filhos da terra e milhares de visitantes, o que contribui para a promover o município como destaque também nos festejos juninos, aquece a economia local, proporcionando geração de renda e enaltecendo o turismo, ponto forte da economia do lugar.

Na festança de Marcolino Moura, se apresentarão: Roberto Dantily, Banda 100 Parea, Larissa Mello, Renan Moreira e a super Banda Fogueira Elétrica. Se você ainda não participou do São João de Rio de Contas, aproveite para conhecer o aconchego que encanta no arraiá da sede, aproveitando para dar uma chegada na festança do Distrito de Marcolino Moura. O jornal/TV O Eco, estará presente na edição 2019, registrando os momentos marcantes do folguedo que aquece o mês de junho no sertão.