Começa hoje (19) e se estende até o final da tarde de amanhã as comemorações católicas em louvor ao padroeiro de Rio de Contas, o Santíssimo Sacramento (Corpus Christi). Nesse período do mês de junho, a cidade mais uma vez se enfeita para reviver a mais importante festividade religiosa, que está por ser oficialmente considerada Patrimônio Imaterial. Com origem em meados do século XIII, a comemoração foi trazida ao Brasil nos tempos da monarquia portuguesa.

A tradição celebra a eucaristia e simboliza a morte e ressurreição de Cristo e é bastante prestigiada em Rio de Contas, todo ritual envolve moradores no clima de reverência e fé. A festa, tida como uma das mais belas manifestações culturais, se mantém autêntica e os  riocontenses orgulham-se em manter o evento original, indo às ruas para participarem dos cortejos, adornam suas janelas, além de produzirem os belíssimos tapetes devocionais, feitos com serragens coloridas, no trajeto da procissão.

“A celebração do Corpus Christi em Rio de Contas é uma tradição muito bem preservada que representa a manifestação valiosa da religiosidade, da cultura e da nossa identidade”, explica o prefeito municipal Dr. Cristiano Azevedo.

O prefeito, conta que a festa, organizada pela Igreja com pleno apoio da Prefeitura, “é uma data de destaque no calendário turístico da cidade, um evento repleto de liturgias emocionantes que atrai muita gente, gerando um fluxo econômico muito importante para o município”.

Este ano, com a celebração acontecendo próxima aos festejos juninos da sede e do Distrito de Marcolino Moura, reforça as possibilidades de maior fluxo de turistas que devem aproveitar a excelente oportunidade para visitar Rio de Contas e todos os seus encantos, além de testemunhar uma das mais importantes e antigas celebrações religiosas cristãs no feriado prolongado.

Espetáculo de fé, que emociona moradores, turistas, historiadores, imprensa e todos os visitantes. A dedicação dos organizadores e de todos que colaboram para o brilho da festa, são reconhecidas de público. Unida, em um mesmo espírito de devoção e homenagem ao Santíssimo Sacramento,

Fica o convite aos que ainda não conhecem essa bela manifestação, vale a pena estar presente, participando da procissão das lanternas, celebrações religiosas, missa campal e a homenagem maior na tarde do dia 20, com a peregrinação e atos solenes em pontos estratégicos do centro histórico, até a Igreja de Pedra, onde acontecerá o encerramento oficial do evento.